Atenção!

Instituições mudam horários de atendimento por causa do jogo do Brasil na Copa do Mundo Feminina

Foto: Thais Magalhães/CBF

A Copa do Mundo Feminina já começou na Austrália e na Nova Zelândia. A estreia do Brasil vai ocorrer na próxima segunda-feira (24) às 8 horas do horário de Brasília, contra a seleção do Panamá. E pela primeira vez haverá mudanças no expediente em várias instituições por todo o país para acompanhar as meninas.

No Paraná, o governo estadual irá seguir a prática adotada nos jogos da seleção masculina em Copas .Por decreto assinado pelo  governador em exercício Darci Piana na quarta-feira (19), o expediente iniciará três horas depois do início de cada jogo, ou seja, na segunda, o trabalho dos servidores vai ocorrer das 11h às 18h. O segundo jogo do Brasil na fase de grupos da competição ocorrerá no sábado (29), às 7h, contra a França, sem alterações no expediente. A terceira partida está marcada para quarta-feira (2 de agosto) às 7h, diante da seleção jamaicana, quando o expediente será das 10h às 18h. 

Outro lugar que vai aderir a alteração no horário de trabalho é a prefeitura de Curitiba. O decreto assinado na quinta-feira (20), determina que nos dias em que os jogos da Seleção Brasileira Feminina começarem até as 7h30, o expediente da estrutura municipal terá início às 10h30. Nos dias de jogos com início até as 8h, a jornada dos servidores iniciará às 11h. 

Outras prefeituras como Pinhais, São José dos Pinhais e Rio Branco do Sul informaram que irão aderir a mudança nos horários em dias de jogos.

E os bancos?

Os bancos também estarão se adaptando ao jogos do Brasil. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os bancos brasileiros terão horário de funcionamento diferenciado . Se o jogo começar às 8 horas da manhã, o funcionamento vai ser das 11h às 17h. Nos dias em que jogos começarem mais cedo, o expediente não será alterado. “A decisão está de acordo com a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que autoriza as instituições financeiras a estabelecer o horário de atendimento ao público em suas dependências”, diz a entidade, em nota.

Tem aula?

A Secretaria da Educação do Paraná emitiu ofício circular na quinta-feira orientando escolas a dispensar as aulas no turno em que ocorrem os jogos, desde que garantindo a reposição presencial, ou organizar os alunos da  instituição de ensino para que assistam às partidas.

E nas empresas? 

 A medida não se estende ao setor privado, ou seja, a possibilidade de ponto facultativo não é obrigatória nas empresas, em geral. A concessão de folga é opção do empregador, mas existe a possibilidade do empregado compensar essas horas com o trabalho além do horário acordado. 

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.