Construída em 1737

Igreja mais antiga de Curitiba está perto de ser reaberta após mega reforma

Foto: Gabriele Bonat/Gazeta do Povo

Após quase 50 anos, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco passa por uma grande obra de restauração, em Curitiba. Com arquitetura luso-brasileira e traços neogóticos, as portas do templo mais antigo da capital paranaense deverão ser reabertas no segundo semestre de 2024, previsão para o término da reforma.

Construída em 1737 por colonizadores portugueses, a igreja precisava de uma reforma, segundo o pároco, padre Antônio Luciano Ferreira. “A obra deu uma vida à igreja. Basicamente em todos os lugares teve interferência. Havia uma grande infiltração na parede lateral. As calhas estavam podres. Era urgente que houvesse essa reforma”, conta ele.

A restauração do templo começou em janeiro de 2023. A cobertura da igreja está finalizada. De acordo com o arquiteto, autor do projeto de restauro, Tobias Bonk, os trabalhos se concentram nos sinos e relógio nesta etapa. “As trincas e rachaduras nas paredes estão quase finalizadas, todas tratadas e com reforços estruturais. Na ambientação interna, estamos recuperando as origens da igreja”, afirma.

Com construção de 1737, os profissionais têm buscado recuperar as características da época. “Estamos respeitando para entregar a obra dentro de sua originalidade. A restauração do forro é uma preciosidade. O forro exige tempo, pois está junto com o altar e é um dos elementos mais delicados. Temos um trabalho minucioso, tratamento de fissuras e retirada de pinturas anteriores para trazer a pintura original, que está em bom estado”, explica o arquiteto.

Na Igreja da Ordem havia um arco no teto que dividia a capela menor (primeira parte do templo construído) e a capela maior. Porém, isso dificultava a visão dos fiéis. “O arco foi retirado. Isso é algo muito visível. Quando [os fiéis] chegarem, terão acesso às capelas menor e maior”, comenta o padre Antônio Luciano.

Foto: Gabriele Bonat/Gazeta do Povo

Para a conclusão da obra faltam os serviços externos, acessibilidade e parte elétrica. “A reforma começou em janeiro de 2023 e a previsão é de um ano e oito meses. É possível acabar um pouco antes. Não há nada que leve a obra adiante. Está tudo no prazo”, diz o sacerdote.

O restauro da igreja e do museu foi contratado pela Mitra Diocesana de Curitiba e viabilizado por meio da venda de cotas de potencial construtivo da prefeitura. Segundo a Arquidiocese de Curitiba, o valor estimado da obra é de R$11,4 milhões.

Reforma do Museu de Arte Sacra foi entregue em 2023  

O Museu de Arte Sacra (Masac) também passou por um trabalho de restauração que foi finalizado em 8 de dezembro de 2023. O museu está integrado à Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas. Após a reforma, o espaço conta com equipamentos modernos de climatização, iluminação e sonorização. Além disso, há meios digitais de acesso às informações. Foi construído um Jardim de São Francisco, com oração do santo, sons da natureza e explicações sobre o simbolismo do espaço.

Dentro da igreja também foram descobertas algumas pinturas, na sacristia. “As pinturas do museu são gregas que lembram o curso do tempo da História. Há uma linha com os peixinhos que lembra a história cristã e o vermelho lembra o sangue dos mártires. Na sacristia, tem a pintura de flores. Provavelmente, são da mesma época”, reflete o padre Antônio Luciano Ferreira.

Foto: Gabriele Bonat/Gazeta do Povo

Em todo o acervo do museu, há mais de 1,5 mil peças de arte religiosa, objetos de culto e mobiliários. Em exposição estão apenas 230 peças. Entre os itens de maior destaque está a imagem de Bom Jesus dos Pinhais em terracota, do século XVII, que é a mais antiga do acervo. Também há a imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais da mesma época, trazida pelos colonizadores da cidade, e outra da mesma santa trazida de Portugal em 1720.

“Temos obras importantes de três séculos e que precisavam estar bem preservadas. São peças que guardam a história da fé da nossa cidade e a preserva para gerações futuras. Se perdemos isso, ficará uma lacuna para sempre. Há imagens de Nossa Senhora da Luz, São Benedito, várias peças da Imaculada Conceição e cruzes”, destaca o padre.

Templo votivo de Adoração Eucarística 

Além de ser um templo histórico, que atrai turistas e moradores da capital, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco é conhecida por ter adoração a Jesus Eucarístico durante todo o dia. “Dom Manuel da Silveira quando chegou [na Arquidiocese] estabeleceu a Igreja da Ordem como uma igreja de perpétua adoração eucarística. Em 1951, estabeleceu como ‘templo votivo de adoração eucarística’. Uma igreja em que se faz adoração contínua”, explica o pároco.

Ele acrescenta que o papa Bento XVI também incentivou as arquidioceses a terem igrejas com adoração contínua. Por conta da reforma, as atividades da Igreja da Ordem foram transferidas para o Cenáculo Arquidiocesano, que fica ao lado do templo. A programação completa da igreja está disponível online.

Você já viu essas?

Museu da cachaça em Curitiba? Conheça coleção impressionante da bebida mais famosa do Brasil
Um brinde à tradição!

Museu da cachaça em Curitiba? Conheça coleção impressionante da bebida mais famosa do Brasil

Bairro populoso de Curitiba pode virar polo gastronômico; entenda
Câmara vai votar

Bairro populoso de Curitiba pode virar polo gastronômico; entenda

Bar que quase acabou na pandemia mantém cardápio raiz em novo bairro de Curitiba
Caçador de Boteco!

Bar que quase acabou na pandemia mantém cardápio raiz em novo bairro de Curitiba

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.