Fila

Greca manda apurar motivo de aglomerações nos terminais nesta sexta

Fila de passageiros em Curitiba na manhã desta sexta. Foto: el vidal @theRafael via Twitter

O prefeito de Curitiba Rafael Greca determinou uma apuração sobre a aglomeração de passageiros na manhã desta sexta-feira (20) após anunciar mudanças para prevenção do coronavírus. Filas de passageiros se formaram nesta sexta em terminais.Em postagem no Facebook, Greca enfatizou que não determinou a redução da frota nas ruas. “Determinei severa apuração de responsabilidades”, postou o prefeito.

De acordo com o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, o que houve foi um erro na programação das empresas. “Elas suprimiram os horários da linha expressa, do biarticulado e também do Inter II. Isso, é claro, acarretou num acúmulo de passageiros nos nossos terminais”, disse Maia. 

Para solucionar o problema, conforme explicou a Urbs, o comunicado da quinta-feira (19), que determinava a redução da frota, foi suspenso. “Pedimos para que as empresas voltassem com frota integral a partir do meio-dia desta sexta-feira. A única exceção é a linha turismo que foi cortada a partir de hoje”, explicou o presidente.

Segundo a prefeitura, a tabela de ônibus usada aos sábados estava prevista para começar a funcionar na próxima segunda-feira (23), mas a decisão foi revogada. “Teremos tabela normal, tabela cheia também a partir de segunda-feira, mesmo com a informação de que tivemos trezentos mil passageiros a menos dentro do transporte público de Curitiba”, disse Ogeny Maia.

LEIA MAIS – Padre Reginaldo Manzotti pede fotos de fiéis para rezar missas vazias

A Prefeitura de Curitiba #NÃODETERMINOU diminuição do número de ônibus a serviço da população nesta manhã de 20 de marco…

Posted by Rafael Greca de Macedo on Friday, March 20, 2020

O Sindicato das Empresas de Transporte (Setransp) segue apurando o que aconteceu.

Já o Sindicato dos Motoristas e Cobradores (Sindimoc) informou que fez uma solicitação à Urbs e à Coordenação de Transporte da Região Metropolitana (Comer) para paralisar todo o transporte coletivo, com o objetivo de evitar qualquer tipo de aglomerações em terminais da cidade e ônibus.

Sobre a situação desta sexta-feira, o Sindimoc se posicionou dizendo que nem o sindicato e nem os trabalhadores do transporte coletivo de Curitiba e região “não são responsáveis pelo caos instaurado na cidade com a redução da frota. A categoria está ciente da gravidade da situação e por isso reiteramos que a melhor saída é a paralisação total dos ônibus da Grande Curitiba”.

A Urbs explicou que, por enquanto, não há previsão de paralisação total do transporte na capital. “Neste momento, entendemos que o transporte não deve parar por completo. Vamos analisar a situação gradativamente”, finalizou o presidente.

Alteração

O site da prefeitura publico quinta-feira (19) a informação sobre a redução da frota a partir desta sexta-feira. Alegando que o transporte coletivo de Curitiba perdeu 37% dos passageiros em uma semana por conta das medidas de prevenção do coronavírus, diminuindo de 756.167 passageiros na quarta-feria 10 de março para 478.283 passageiros na última quarta-feira (18)

A Urbs informou que “em reunião com as empresas de ônibus na tarde desta quinta-feira (19/3), ficou acertado que serão cortadas, a partir de amanhã (20/3), as tabelas extras, que geralmente são colocadas pela manhã e à tarde”. O comunicado informava, ainda, que, “a partir de segunda-feira (23/3), os ônibus usarão tabela de sábado, com exceção das linhas Expresso, Ligeirões e Linha Direta Inter 2, que não sofrerão alterações”, o que representaria uma redução ainda maior da frota. Também ficou decidido interromper o funcionamento da Linha Turismo a partir desta sexta-feira (20/3).

O texto informava que foi formado um comitê de crise entre a Urbs e as empresas para monitorar diariamente o comportamento de fluxo de passageiros e trazia uma declaração do presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto “Estamos monitorando o movimento nas linhas, podemos alterar essa redução se verificarmos a necessidade de mais linhas”.

Na manhã desta sexta-feira, a prefeitura informou que tais informações não terão mais validade e que novas medidas serão divulgadas ainda nesta sexta-feira.

Como prevenir a contaminação por coronavírus

  • Lavar as mãos com frequência/ ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações;
  • Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis, e depois lavar as mãos).

Baixe o guia de prevenção para compartilhar!

Imprima esse guia em PDF com informações sobre a prevenção do Coronavírus e outras doenças respiratórias virais: