Ônibus de Curitiba continuam circulando, mas URBS reduz a frota

Foto: Hamilton Bruscz / Arquivo

O Sindicato de Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba (Sindimoc) pediu que o transporte coletivo fosse interrompido na cidade, mas a Urbanização de Curitiba (Urbs) informou nesta quinta-feira (19) que vai manter o serviço, considerado essencial para atender a demanda da população que necessita se deslocar. A situação será reavaliada diariamente.

A empresa pública responsável pelo transporte coletivo na cidade anunciou que fará alterações no sistema, incluindo reduções de linhas. Um dos motivos é a redução acentuada na circulação de pessoas. Levantamentos da Urbs indicam queda de 37% do fluxo de passageiros nos últimos dias (746 mil em 10 de março e 478 mil no dia 18).

+ Leia mais: Madalosso fecha pela primeira vez em décadas por conta do coronavírus; veja outros fechamentos

Serão cortadas, a partir de sexta-feira (20), as tabelas extras, que geralmente são colocadas pela manhã e à tarde. A partir de segunda-feira (23), os ônibus usarão tabela de sábado, com exceção das linhas Expresso, Ligeirões e Linha Direta Inter 2, que não sofrerão alterações.

O horário de sábado vale de segunda a sexta-feira. Aos sábados será usada a tabela de domingo. A tabela de domingo permanece inalterada. Também ficou decidido interromper o funcionamento da Linha Turismo a partir desta sexta-feira (20).

+ Veja também: Áreas abertas, parques não livram frequentadores de cuidados com coronavírus

Foi formado um comitê de crise entre a Urbs e as empresas para monitorar diariamente o comportamento de fluxo de passageiros. Com o fechamento de escolas e faculdades, alteração no comércio e o crescimento do número de funcionários de empresas que passam a operar em sistema home office, a tendência é que a queda no número de passageiros se mantenha por mais tempo.

A Urbs informou uma série de medidas para prevenir a disseminação do novo coronavírus. Em parceria com as empresas de ônibus, foram reforçadas a limpeza de ônibus, estações tubo e terminais e a distribuição de álcool gel a cobradores. Cartazes falando da importância da prevenção foram anexados nos ônibus, bem como áudios nos biarticulados e mensagens nas estações tubo.

Como prevenir a contaminação por coronavírus

  • Lavar as mãos com frequência/ ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações;
  • Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis, e depois lavar as mãos).

Baixe o guia de prevenção para compartilhar!

Imprima esse guia em PDF com informações sobre a prevenção do Coronavírus e outras doenças respiratórias virais: