E as outras opções?

Greca lidera pesquisa para prefeitura de Curitiba. Mas ele pode concorrer?

Imagem mostra Rafael Greca, prefeito de Curitiba com chápeu visitando uma obra.
Foto: Arquivo/Tribuna do Paraná.

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta quinta-feira (14), mais uma intenção de voto dos eleitores de Curitiba para a prefeitura. Rafael Greca (PSD), atual prefeito, e impossibilitado de concorrer por estar terminando seu segundo mandato consecutivo, apareceu como o mais citado entre as 845 pessoas entrevistadas. A pesquisa ocorreu entre os dias 10 e 12 de dezembro de 2023. Eduardo Pimentel, vice-prefeito atual, aparece na segunda colocação.

Na pergunta espontânea, Greca foi citado por 11,4%, seguido por Eduardo Pimentel (PSD) com 2,5%. Na terceira posição, Ney Leprevost (União) com 1,3%. Ainda citados foram Luciano Ducci (PSB), Deltan Dallagnol (Novo), Goura (PDT), Paulo Martins (PL), Beto Richa (PSDB), Gustavo Fruet (PDT). e Carol Dartora (PT). Um número impressionante de 75,9% dos entrevistados ainda não sabia quem escolher para o comando da prefeitura de Curitiba nas próximas eleições, em outubro de 2024.

Vice-prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel aparece em segundo na pesquisa espontânea. Foto: José Fernando Ogura / SMCS.

Na pesquisa estimulada, Luciano Ducci liderou com 16,2%, seguido de Ney Leprevost (16%), Beto Richa (13,5%), Eduardo Pimentel (12,5%). Ainda foram apresentados os nomes de Paulo Martins (8,4), Maria Victória (5,6%), Goura (5,1%), Fernanda Dallagnol (4,7%), Carol Dartora (2,8%) e Luizão Goulart (2,7%). Nesta categoria, Não sabe/Não respondeu representou 4,5%, nenhum/branco/nulo contabilizaram 7,9%.

Ex-prefeito de Curitiba e deputado federal Luciano Ducci (PSB-PR). Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

Embates diretos!

Na sequência da pesquisa, aparecem as possíveis disputas diretas entre os candidatos citados na espontânea.

Se colocar Pimentel diante de Leprevost, o atual vice-prefeito perdeu por 41,8% a 32,4%. Apesar de Leprevost vencer nesse duelo, ele perdeu na pesquisa para deputado federal Luciano Ducci (40,4% a 35,1%), ou seja, a corrida eleitoral está indefinida. O embate entre Luciano Ducci e Eduardo Pimentel deu melhor para Ducci, que teria 44% das intenções de voto contra 31,7% do atual vice prefeito de Curitiba.

Ney Leprevost entre os citados segundo a pesquisa do Paraná Pesquisas. Foto: Arquivo.

Rejeição

Na pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, o deputado federal e ex-governador Beto Richa aparece na primeira posição em rejeição com 50,8%, seguido de Goura (12%) e Luciano Ducci (11,7%). O primeiro turno das eleições será em 6 de outubro de 2024. Em caso de segundo turno, a data será 27 de outubro.

Aprovação de Rafael Greca

Segundo a pesquisa 73,1% dos entrevistados aprovam a gestão de Rafael Greca na prefeitura de Curitiba. 24,4% desaprova. Do total de entrevistados, 2,5% não opinou.

Ratinho Junior tem aprovação

O trabalho do governador Ratinho Junior foi elogiado na pesquisa. Segundo os eleitores ouvidos, 61,5% consideram o trabalho positivo, sendo que destes números, 21,7% acham ótima a gestão e 39,8% como boa. Já 12,3% consideram o trabalho de Ratinho Junior como negativo, sendo 5,3% como ruim e 7% como péssima.

Lula não tem aprovação

Na mesma pesquisa, foi questionada a gestão do presidente Lula. De acordo com as pessoas que participaram, 54,9% desaprovam o trabalho, enquanto 42% estão aprovando o primeiro ano de mandato.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.