Pequeno simpático

Flagra em Curitiba: miniônibus elétrico diferente chama atenção no Centro

Imagem mostra um micro ônibus elétrico de cor verde flagrado circulando pelas ruas de Curitiba em uma linha de transporte coletivo.
Foto: Colaboração/Gerson Klaina.

Um novo modelo de miniônibus elétrico começou a circular em Curitiba. O veículo, fabricado pela chinesa Ankai, está em fase de testes e opera na linha 266 – Estribo Ahú, que liga o bairro à Travessa Moreira Garcez, no Centro. A nova operação faz parte do projeto da Prefeitura para ampliar a frota de veículos não poluentes no transporte coletivo da capital. A circulação do novo ônibus chama atenção, principalmente na Travessa Moreira Garcez, no Centro, onde, ponto final da linha.

O modelo em teste é o JAC Ankai OE-6 Micro, um ônibus compacto de 6,5 metros de comprimento. Ele tem capacidade para nove passageiros sentados e segue o padrão visual dos demais elétricos já em circulação na cidade: pintura verde, portas separadas para embarque e desembarque e acessibilidade por rampa. O veículo também conta com ar-condicionado.

Por ser um modelo menor, a autonomia da bateria varia entre 250 e 310 quilômetros, dependendo das condições de operação. Na prática, considerando os cerca de 6 quilômetros do trajeto da linha, o veículo teria autonomia para realizar mais de 40 viagens antes de precisar recarregar. A recarga é considerada rápida: entre 50 minutos e 1h10 para atingir 100%, partindo de 20%.

O modelo ainda está na fase de testes. Atualmente, Curitiba conta com sete ônibus elétricos em operação, entre modelos padrão. O contrato das novas concessões do transporte coletivo prevê a expansão para 250 veículos elétricos nos próximos anos, incluindo diferentes tamanhos e funções dentro da frota.

E aí, Urbs?

Em nota a Urbanização de Curitiba (Urbs), responsável pelo transporte público de Curitiba, disse que este ônibus ficará em testes por 60 dias. Segundo a Urbs, a circulação poderá ser estendida a outras linhas, caso seja considerado necessário para ampliar a avaliação de desempenho.

Celso Lucio, gestor da área de especificação e inspeção de frota Urbs, explica que veículo OE-6, de 6,7 metros de comprimento, com capacidade para 27 passageiros, ar condicionado e autonomia de até 250 quilômetros por carga. A linha transporta cerca de 490 passageiros por dia.

Mais conforto e zero emissões

O Ankai OE-6 é um modelo 100% elétrico e silencioso, que integra a estratégia da cidade de reduzir as emissões de poluentes e promover uma mobilidade urbana mais sustentável. O teste faz parte da preparação de Curitiba para a renovação da frota com veículos de baixa emissão, dentro das metas do Plano de Mobilidade Urbana e da nova concessão do transporte coletivo.

Atualmente são sete veículos elétricos já foram comprados pela Prefeitura e que estão em circulação no transporte coletivo. Seis na linha Interbairros I (horário e anti-horário) e uma na linha Água Verde. Dentro do projeto da nova concessão, está prevista a aquisição de mais 250 ônibus elétricos em cinco anos.

Histórico de testes

Desde 2023, Curitiba já testou diversos modelos elétricos de diferentes fabricantes. Os testes fazem parte dos Chamamentos Públicos promovidos pela Urbs para avaliar tecnologia, autonomia e desempenho operacional dos veículos em condições reais de uso.

Confira os testes já realizados

BYD D11B (articulado) – abr/jun 2023

Eletra eBus (comum) – mai/jun 2023

Marcopolo Attivi Integral (padron) – jul/ago 2023 e out/nov 2023

Eletra eBus (padron 15m e articulado) – jul/set 2023 e mar 2025

Volvo BZL (comum) – set/nov 2023

Ankai OE-12 (comum) – jul/ago 2024

Ankai OE-10 (microespecial) – nov/dez 2024

Mercedes eO500U (padron) – fev/mar 2025

Volkswagen e-Volksbus 22L (padron) – fev/mar 2025

Volvo BZRT (biarticulado) – mai/jun 2025

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna