Em obras

Fios de alta tensão da Avenida das Torres são finalmente enterrados pela Copel

Investimento total nas obras na Avenida das Torres é de R$157 milhões. Foto: Gazeta do Povo

Rolos gigantes chamam a atenção de motoristas e pedestres que passam pela Avenida Comendador Franco, também conhecida como Avenida das Torres. São cabos de alta tensão que serão enterrados na avenida que liga Curitiba a São José dos Pinhais e ajudarão a aumentar o fornecimento de energia elétrica para Curitiba.

A instalação dos cabos é feita pela Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), ainda dentro do pacote de substituição das antigas torres que batizaram a avenida por anos e que começaram a ser retiradas em novembro de 2017. Foram 25 torres e 20 postes retirados.

As equipes da Copel trabalham nas escavações para a abertura de valas, o que prepara o terreno para a instalação das linhas de energia subterrâneas que vão abrigar 42 km de cabo. Com 8 km, além da Avenida das Torres, a obra também passa entre as ruas Doutor Dário Lopes, no Jardim Botânico até a Rua Rosa Mehl, no Uberaba. A previsão é que seja concluída até abril de 2019.

+Leia mais: Última das 25 torres que davam apelido para Av. Comendador Franco foi retirada. E agora?

Mudanças a longo prazo

Além de mudar a visão estética da avenida, a substituição das linhas aéreas pelas subterrâneas também irá aumentar a capacidade de geração de energia da cidade. Segundo a Copel, atualmente os curitibanos vivem com uma estrutura energética de 69 mil volts, porém, com a obra, a linha passa a ter 230 mil volts. Na prática, isto beneficiará a população pois a expectativa é que a demanda por energia seja atendida pelos próximos 50 anos, conforme informou a companhia.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Trânsito

Para executar as obras, a Copel fez uma parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito (Setran) e por isso, as equipes só trabalham fora dos horários de pico. Para evitar congestionamentos, o limite de bloqueio na via é de 50 metros e as interdições só ocorrem de acordo com a necessidade.

Vão-se as torres, fica a avenida