Feirão incomoda moradores de bairro de Colombo

Moradores do Jardim Aurora, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), estão incomodados com um feirão irregular que acontece todos os domingos no final da Rua Otávio David. No local, do início da manhã até a noite, são comercializados desde veículos até peças de carros, aparelhos de som, pneus e eletrodomésticos.

“Desconfiamos que boa parte dos produtos comercializados seja roubada e até drogas sejam vendidas”, diz a moradora E.P.. “O feirão acontece há cerca de dois anos, todos os domingos e durante todo o dia, gerando uma série de transtornos a quem vive na região do Jardim Aurora”.

O que mais incomoda E.P. é o movimento de carros e pessoas nos dias de feirão. Ela conta que vendedores e comerciantes geram tumulto nas proximidades da Otávio David e estacionam veículos em frente aos portões das residências.

“Quando isto acontece, os moradores acabam ficando sem poder entrar ou sair de suas casas. Além disso, as crianças não têm como brincar nas ruas, pois o movimento de carros é intenso e há riscos de atropelamentos”.

Outro morador, I.R., conta que o barulho provocado pela comercialização de produtos também o aborrece bastante. “Escutamos conversas altas, pessoas acelerando carros e testando auto-falantes no meio da rua. É muita bagunça e acabamos não conseguindo descansar no domingo, um dia que deveria ser de tranquilidade e sossego em família”.

Depois que o feirão acaba, a dona-de-casa A.A. comenta que o espaço onde ele acontece fica tomado pelo lixo. “As pessoas deixam copos plásticos, garrafas, latinhas, jornais velhos, caixas de papelão e outros tipos de embalagem. Nada disto é recolhido e, em função do vento, acaba indo para a frente das casas”.

Os moradores do Jardim Aurora contam que já comunicaram a prefeitura de Colombo diversas vezes sobre o problema. Porém, nunca nada foi feito para solucioná-lo.

“O Jardim Aurora sempre foi uma região tranquila e na qual todos se conhecem. Agora, em função dos feirões de domingo, muita gente que vive no bairro está incomodada. Além disso, a comercialização irregular de produtos faz com que muitas pessoas estranhas circulem pela região, gerando sensação de insegurança”, afirma A.A.

Prefeitura

A prefeitura de Colombo, através de sua assessoria de imprensa, informa que está ciente do problema e que uma megaoperação para impedir a realização do feirão estava marcada para o último domingo. Porém, acabou sendo cancelada devido ao vazamento de informações.

A prefeitura diz ainda que não tem como realizar uma ação de coíba o feirão sozinha, dependendo do envolvimento do comando da Polícia Militar do Paraná. Segundo a administração municipal, o feirão ocorre em terrenos particulares do Jardim Aurora, sendo que os proprietários dos mesmos já foram notificados.

Eles comunicaram que não autorizaram a realização do comércio em suas propriedades. O feirão é o mesmo que, há cerca de dois anos, era realizado às margens da Estrada da Ribeira.