A explosão na fábrica da Enaex Brasil, antiga Britanite, nesta manhã de terça-feira (12), foi sentida por moradores de Quatro Barras e de cidades vizinhas, como Bocaiúva do Sul, Pinhais, Piraquara e Rio Branco do Sul. Famílias relataram danos estruturais em suas casas causados pela onda de choque avassaladora partindo do epicentro da explosão na Enaex Brasil, que deixou 9 pessoas desaparecidas e, segundo os bombeiros, há mortos na empresa.

continua após a publicidade

ATUALIZAÇÃO >> Explosão na empresa Enaex deixa 6 homens e 3 mulheres desaparecidos

O impacto ocorreu por volta das 5h40. Moradores ouviram o estouro e, em seguida, viram uma coluna de fumaça em forma de cogumelo. As imagens foram registradas por câmeras de segurança na região.

“Moro em Pinhais e quase morri de susto com as janelas tremendo. Achei que tinha alguém tentando entrar em casa forçando as janelas”, disse a gerente comercial da Tribuna, Tatiane Paz.

continua após a publicidade

Além do susto, parte das residências teve forros e telhados danificados. Três equipes da Defesa Civil foram acionadas para prestar auxílio. O Corpo de Bombeiros informou, às 9h15, que as equipes já estavam em campo.

Explosão atingiu área de 25 m²

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a explosão ocorreu em uma área isolada de 25 metros quadrados. Oito pessoas deveriam estar no local no momento do acidente, mas ainda não foram localizadas. Há registro de mortes.

continua após a publicidade

>> Veja aqui imagens de como ficou o epicentro da explosão

A estrutura principal da fábrica fica a cerca de 200 metros do ponto da explosão. Três pessoas que estavam na região sofreram ferimentos leves e receberam atendimento médico. Ainda não há confirmação do número total de feridos.

A unidade produz busters, explosivos usados para penetrar em estruturas subterrâneas ou reforçadas. Materiais perigosos permanecem espalhados pelo local, que foi evacuado pelas equipes de segurança.

Entenda o caso

A explosão atingiu a empresa Enaex Brasil (antiga Britanite), localizada no quilômetro 1 da BR-116 (Rodovia Régis Bittencourt), em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, na manhã desta terça-feira (12), pouco depois das 5h30. O incidente mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, que constataram 9 desaparecidos. Embora não tenha havido incêndio, moradores relataram ter visto fumaça no momento da explosão. A área foi evacuada e os bombeiros seguem no local mapeando vítimas e avaliando a segurança da zona, considerada de alto risco devido à presença de material explosivo.

Enaex Brasil, antiga Britanite

A Enaex Brasil, especializada na produção de explosivos e desmonte de rochas, opera em regime de turno 24 horas — o que explica a presença de pessoas no momento da tragédia. Vale lembrar que, em 2004, uma explosão anterior na fábrica resultou na morte de duas pessoas.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉