Destruição total!

Mulher morre após explosão de botijão de gás de cozinha destruir casas em Curitiba

Construção no Capão Raso tinha dois andares e desabou com a explosão. Uma mulher morreu.
Construção no Capão Raso tinha dois andares e desabou com a explosão. Uma mulher morreu. Foto: Reprodução/RPC

A técnica de enfermagem Josiane Vaurek, 42 anos, morreu na noite desta terça-feira (12) após uma explosão no bairro Capão Raso, em Curitiba. Segundo o Corpo de Bombeiros, a casa em que ela residia desabou após ocorrer uma explosão depois de um suposto vazamento de gás de cozinha. Depois de seis horas de buscas, o corpo da técnica de enfermagem foi encontrado e levado ao Instituto Médico Legal (IML).

A ocorrência teve início às 21h30, quando vizinhos ouviram um forte barulho na Rua José Zaleski. Chegaram a pensar que o ocorrido fosse em um prédio, tamanho foi o tremor. A explosão ocorreu em um imóvel com dois pavimentos e, na parte de baixo, estava Josiane. No pavimento superior, Ângela Ribeiro também estava no local e ouviu o estrondo.

+Viu essa? Bolsonaro liga pra parentes bolsonaristas de petista assassinado, critica imprensa e irrita viúva

“Quando eu ouvi esse chiado tão forte, achei que fosse uma panela de pressão que tinha explodido. Quando desci, chamei por ela, e não ouvi. Subi na escada do lado e quando fui para a pia lavar louça, desabou tudo. Eu entrei em pânico, fui escalando os escombros. Eu não sabia onde estava e fui acolhida pelas pessoas. Não estou acreditando nisso”, relatou Ângela para o jornal Bom Dia Paraná, da RPC, desta quarta-feira.

Detalhe mostra o botijão que pode ter explodido. Perícia vai apontar as causas.
Detalhe mostra o botijão que pode ter explodido. Perícia vai apontar as causas.

A vizinhança chegou a pensar que a explosão teria ocorrido em um prédio. “A gente pensou que fosse uma coisa no prédio, pois chegou a tremer tudo. Todos saíram para fora para ver o que estava acontecendo e só percebemos que era do lado de fora quando vimos um carro com o sinal de alerta”, disse Wellington Santos.

A partir da explosão, os Bombeiros foram chamados e iniciaram o processo de busca de Josiane. A princípio, chamaram pelo nome e com não ouviram a resposta, foram em direção aos escombros. Após seis horas, encontraram o corpo da profissional de saúde. “Pode ter ocorrido o vazamento de gás que poderia ter levado a explosão. Isso provocou o colapso da estrutura’, comentou o capitão Rodrigo Kutianski.

A prefeitura de Curitiba informou que uma casa vizinha e uma escola municipal que fica na região também ficaram danificadas. A Polícia Científica irá realizar uma perícia para identificar as causas da explosão.

Buscas dos Bombeiros por sobreviventes durou seis horas, infelizmente uma mulher de 42 anos morreu.
Buscas dos Bombeiros por sobreviventes durou seis horas, infelizmente uma mulher de 42 anos morreu.

Escola danificada

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, disse em seu perfil nas redes sociais que além de atingir as residências, a explosão chegou a atingiu Escola Municipal Umuarama na rua Frei Teófilo, tampém no bairro Capão Raso. “Há bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil e dirigentes da Educação na área. Todo apoio aos atingidos. Inclusive da Cosedi – Comissão de Edificações Danificadas, para avaliar possíveis demolições”, disse o prefeito ainda na noite de terça-feira.

Em nota, a Coordenadoria de Obras e Projetos da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba informou que esteve na Escola Municipal Umuarama para avaliar os estragos causados pela explosão da casa vizinha.

“O muro, a parede dos fundos e o telhado foram atingidos. A partir de agora vão ser providenciados os reparos. Para a volta às aulas, no dia 26/7, pelo menos três turmas devem ser remanejadas para a unidade mais próxima, a Escola Municipal Jornalista Cláudio Abramo. As famílias serão informadas nos próximos dias”, diz a nota.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Rafael Greca de Macedo (@rafaelgrecaoficial)