Corrente do bem

Estudantes de Curitiba incentivam doações de perucas para pessoas de baixa renda 

doação cabelo marista
Foto: Divulgação/Lucas Padilha/Colégio Marista Santa Maria

Ajudar a quem precisa e ter empatia com o próximo são atitudes que podem ser praticadas desde cedo. Crianças de 6 e 7 anos, de Curitiba, por exemplo, se mobilizaram em prol de pessoas que sofrem patologias que causam a queda de cabelo

+ Veja também: Personalidades recebem a medalha da Ordem da Luz dos Pinhais, honraria máxima de Curitiba

Motivados por um caso na turma do 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, do Colégio Marista Santa Maria, as crianças começaram a investigar as causas e também a repercussão da queda de cabelo na vida das pessoas. A professora Caroline Stawinski trouxe diversos profissionais para conversar com os estudantes, como médicos e organizações de apoio para explicar sobre o assunto. Assim surgiu o tema do Projeto de Investigação Social (PIS) da turma, que se auto denominou “Aventureiros mágicos”.

Foto: Divulgação/Lucas Padilha/Colégio Marista Santa Maria

Doações

Em parceria com o Instituto Atitude na Cabeça, responsável pela arrecadação e doação de perucas, lenços, chapéus e outros acessórios de cabeça para pessoas de baixa renda que sofrem com a queda de cabelo, os estudantes fizeram uma ação de conscientização sobre o tema na escola. 

De acordo com Caroline, é preciso a doação de cabelo de quatro voluntários para que seja feita uma peruca e essa é a meta dos estudantes. “Existem cerca de 30 doenças que causam a queda de cabelo, como câncer, doenças autoimunes, alopecia, entre outras. E isso pode abalar a confiança e a autoestima de quem está tentando lutar contra a doença, por isso as crianças se sensibilizaram e decidiram fazer algo para ajudar”, comenta. 

Aprendendo na prática

O PIS é uma metodologia que estimula o aprendizado e o protagonismo dos alunos de forma autônoma. A professora passa a ser uma facilitadora de conteúdo e conhecimento e a curiosidade dos estudantes lidera o caminho.

+ Leia mais: Alertas de tempestade amarelo, laranja e vermelho; entenda a classificação

“Essa investigação interdisciplinar, motivada pelo interesse dos próprios alunos é uma forma muito enriquecedora de estudar. Pois a curiosidade motiva a vontade de aprender e mostra a eles como o conhecimento os empodera para mudar e melhorar a comunidade em que vivem”, explica a professora.

Foto: Divulgação/Lucas Padilha/Colégio Marista Santa Maria
Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.