na bronca

Estudantes da UniBrasil protestam contra demissão em massa de professores

Alunos se reuniram em frente aos portões da faculdade para protestar. Foto: Colaboração
Alunos se reuniram em frente aos portões da faculdade para protestar. Foto: Colaboração

Aproximadamente cem estudantes da UniBrasil fizeram um protesto no campus da instituição, no bairro Tarumã, em Curitiba, na noite desta sexta-feira (2). De acordo com os organizadores do ato, houve demissão em massa de professores de vários cursos e a Reitoria do centro universitário não dialogou com a comunidade acadêmica sobre o fato.

Segundo informações de representantes do Centro Acadêmico Romeu Felipe Bacellar, do curso de Direito, houve três demissões nesta graduação, 14 na de Serviço Social e outros cursos também foram afetados. Não se sabe ao certo quantos docentes foram desligados.

Além disso, outro motivo de descontentamento entre os alunos da UniBrasil é o oferecimento de bolsas para universitários vindos de outras instituições, já que os estudantes do centro universitário não foram contemplados.

A UniBrasil se posicionou por nota oficial na tarde deste sábado. Segundo a instituição “não houve demissão em massa. São 300 professores e onze foram dispensados devido a um ajuste administrativo como ocorre todos os anos após o vestibular e o início das aulas”.

Segundo a Unibrasil as aulas seguem normalmente, sem nenhum prejuízo aos alunos e à grade curricular.

Seguem outros detalhes na nota:

“Sobre a concessão de bolsas a novos alunos, foram contemplados 50 alunos com meia-bolsa. Esta é uma prática que beneficia também os alunos veteranos. Sobre a falta de diálogo, a reitoria reafirma o canal aberto com os alunos. Inclusive, recebeu um grupo de alunos na última sexta-feira para conversar sobre as demissões e a política de concessão de bolsas”

Outro caso

Em 2017, 1,2 mil professores da Universidade Estácio de Sá foram demitidos em todo o Brasil. A instituição anunciou que iria contratar outros com salários mais baixos pelo mesmo sistema de CLT dos antigos.