Fiscalização eletrônica

Em um mês, Curitiba registra 30 mil infrações de trânsito por radar. Sabe qual é a mais comum?

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

O sistema de fiscalização eletrônica implantado em Curitiba registrou, entre os dias 17 de novembro e 16 de dezembro, um total de 30.483 infrações de trânsito. Parece muito, mas a cifra representa apenas 0,10% do total de veículos que passaram pelos equipamentos de fiscalização eletrônica da capital durante o período de 30 dias, 31.055.439 veículos segundo dados da Prefeitura Municipal de Curitiba.

O novo sistema de fiscalização do trânsito por radares em Curitiba, que está sendo implantado em substituição a equipamentos de 22 anos atrás, tem funcionalidades que vão gerar multa instantânea para infrações que, antes, costumavam passar impunes, como a conversão obrigatória. Mesmo assim, as cerca de 30,4 mil autuações aplicadas naquele período só foram emitidas após a validação feita por um agente de trânsito – todas as imagens das câmeras e radares foram analisadas e cada situação foi verificada de forma individual.

LEIA TAMBÉM:

>> Depois do fim do pedágio no Paraná, manutenção das rodovias tem novo contrato

>> Colisão entre carro e caminhão-cegonha deixa cinco feridos na BR-277, em Morretes

De cada quatro multas aplicadas em Curitiba naquele período, três dizem respeito ao excesso de velocidade, 75,32% do total. Esta infração de trânsito é identificada de forma escalonada, sendo que das cerca de 22,9 mil autuações por desrespeito aos limites de velocidade, a grande maioria – 64,75% – foi aplicada em motoristas que transitaram em até 20% acima da velocidade máxima permitida na via. Os mais “apressadinhos”, que passam no radar 50% acima do limite, correspondem à minoria, com apenas 0,94% das infrações.

Na lista de desrespeito às regras de trânsito aparecem também 5,4 mil multas por avanço de sinal vermelho (17,86% do total); 1,8 mil multas por transitar em faixa proibida desrespeitando a conversão obrigatória (5,95% do total); 222 multas por parada sobre a faixa de pedestres (0,73% do total); 40 multas por retorno em local proibido (0,13% do total); e três multas por conversão à esquerda em local proibido pela sinalização (0,01% do total).

A prefeitura mantém na internet um mapa que mostra onde ficam todos os radares e que infrações eles já estão multando. Dentre estes equipamentos, os que mais “trabalharam” foram os instalados no cruzamento das ruas Mateus Leme com a Coronel Brasilino Moura, no São Francisco. Por lá foram flagradas 3.416 infrações de trânsito. A Rua Almirante Tamandaré, na altura do número 1.615, no Juvevê, ficou em segundo lugar, com 3.198 infrações. O terceiro lugar onde mais foram flagradas infrações de trânsito em Curitiba no período analisado foi outro cruzamento, da Rua Desembargador Westphalen com a Avenida Presidente Kennedy, no Centro. Por lá foram registradas 2.375 autuações de trânsito.

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro