Campo Largo

Dois policiais são baleados em confronto com facções

Moradores da Travessa da Curva, no Bom Jesus, em Campo Largo, tiveram uma madrugada agitada nesta quarta-feira (11). Isso porque uma briga entre duas facções criminosas chamou atenção da Polícia Militar e acabou em prisão para todos os envolvidos. Na ação, dois policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) ficaram feridos.

Tudo começou depois que os bandidos pegaram um dos rivais, por volta das 2h, e o mantiveram como refém. Policiais do Bope receberam as informações e, durante abordagem aos homens que estavam na casa, confirmaram a situação. Quatro jovens foram detidos. Além disso, dentro da residência, policiais também encontraram munições e certa quantidade de crack.

Confronto

Enquanto os policiais prendiam os bandidos e entendiam o que havia acontecido no local, o grupo da gangue responsável pelo refém chegou e houve confronto. “Dois policiais foram baleados, um no colete e outro, na perna, mas foram socorridos”, disse o tenente coronel Hudson, do Bope. Os dois policiais foram encaminhados ao Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo, e passam bem.

Com o tiroteio, os bandidos que conheciam bem o local, conseguiram fugir. “Mas foram perseguidos e, em um bairro próximo dali, no Itaqui, já por volta das 6h, a quadrilha que deu início ao tiroteio foi encontrada”. Outros quatro homens foram presos, com duas armas de fogo.

Os oito detidos foram encaminhados ao Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), no Boqueirão. Na delegacia, os policiais tiveram conhecimento de que dois deles seriam menores e, na sequência, os garotos foram encaminhados à Delegacia do Adolescente (DA), no Tarumã.

PCC

Um dos bandidos, logo que foi preso, teria dito aos policiais que pertence ao Primeiro Comando da Capital (PCC). “Ele afirmou e ostenta isso. Diz que é do PCC, mas independente de ser ou não, está preso pelos crimes que cometeu”, explicou o coronel. Os policiais do Cope devem investigar a afirmação e descobrir os possíveis envolvimentos dele.

Atuação

Segundo o coronel Hudson, os bandidos articularam e pensaram muito bem no que iriam fazer. “Essas quadrilhas são rivais e acreditamos que pegaram o integrante para chamar atenção da outra quadrilha, para que fossem ao local, possivelmente para algum acerto entre eles, mas o Bope entrou na briga”.

Para os policiais, além do fato de terem tirado criminosos das ruas, evitaram assassinatos. “Com certeza evitamos que houvesse confronto entre eles, até com a possibilidade de um homicídio e esperamos que com a retirada desses rapazes das ruas isso reflita na redução dos homicídios e crimes na cidade”, destacou Hudson.

Polícia apreendeu armas que estavam com os bandidos. Foto: Lucas Sarzi.