Tadinhos!

Após fechamento de pet shops, polícia encontra 16 cães de raça em canil clandestino

Todos os animais apreendidos eram da raça lulu da Pomerânia. Foto: Divulgação/SMCS/Lucilia Guimarães

Na mesma semana em que dois pet shops foram fechados por maus tratos a cães em Curitiba, um canil clandestino no bairro São Braz, com mais 16 cachorros de raça foi encontrado por equipes da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, da Polícia Civil, nesta quinta-feira (15).

+Leia mais: Saiba como adotar os cães que foram resgatados em operação na Grande Curitiba!

A ação aconteceu após denúncia feita pela Central 156, da Prefeitura de Curitiba, e o responsável pela criação dos animais foi autuado em R$ 48 mil. Foi confirmada a suspeita de criação, prática proibida pela lei municipal 13.914/2011. Eram 13 fêmeas e três machos da raça spitz alemão anão ou lulu da Pomerânia. Uma cadela estava prenha e dois dos animais apreendidos eram filhotes.

Os animais foram encaminhados para a ONG Salva Bicho, parceira da Prefeitura, que fica como fiel depositária. O responsável tem dez dias para entrar com recurso.

+Leia também: Carros que rodavam na base da gambiarra são recolhidos em Curitiba

Uma das fêmeas estava prenha e dois machos eram filhotes. Foto: Divulgação/SMCS/Lucilia Guimarães
Uma das fêmeas estava prenha e dois machos eram filhotes. Foto: Divulgação/SMCS/Lucilia Guimarães

Como coibir

A população pode denunciar esse tipo de prática de criação ilegal pela Central 156. “Mas uma das formas mais eficientes de se coibir a venda ilegal e os canis clandestinos é optar pela adoção, em vez da compra de animais”, pondera a chefe da Rede de Proteção Animal, Vivien Midori Morikawa.

A Prefeitura conta com uma campanha permanente de adoção de cães e gatos no Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar). O centro fica na Rua Lodovico Kaminski, 1.381, CIC, e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h30. Aos sábados, domingos e feriados, o atendimento acontece das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30.

Cães foram encaminhados para a ONG Salva Bicho. Foto: Divulgação/SMCS/Lucilia Guimarães
Cães foram encaminhados para a ONG Salva Bicho. Foto: Divulgação/SMCS/Lucilia Guimarães

Ladrão atrapalhado deixa cair currículo durante roubo e é pego após anúncio na internet