Mobilidade

Desafio vai avaliar qual meio de transporte é mais eficiente no horário de pico

Foto: Antônio More

Na sexta-feira (23), será realizado o 10.º Desafio Intermodal de Curitiba, que reunirá diferentes modais de transporte para avaliar qual a forma mais eficiente de se locomover pela cidade no horário de pico, entre 18h e 19h. O desafio consiste em uma comparação entre os diferentes meios de transporte, saindo às 18h do Centro Politécnico da UFPR, no Jardim das Américas, e terminando em frente ao prédio histórico da universidade, na Praça Santos Andrade.

Os desafiantes podem escolher o caminho que julgarem melhor, mas devem passar por um ponto intermediário, no Escritório Verde da UTFPR, antes de partirem para o ponto final.

O evento é organizado pelo programa Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com a Prefeitura de Curitiba, os cursos de Engenharia Civil e Arquitetura da universidade e parceria com os Institutos Lactec. Desde a edição passada, todos os participantes são monitorados em tempo real por meio do equipamento de rastreamento pessoal zTrax, da Spacecom.

Cada participante carregará um aparelho zTrax que emitirá sinais diretamente ao telão, computador, tablet ou celular,  possibilitando que todas as pessoas possam saber a localização  dos participantes  durante  o Desafio Intermodal. Será possível acompanhar os 9 diferentes modais: pedestre, corredor, bicicleta convencional e elétrica, carro convencional e elétrico, motocicleta, ônibus e taxi; além do diferencial dos pedestres portadores de deficiência física.

Eficiência

O objetivo do desafio é avaliar, em um percurso de aproximadamente dez quilômetros, qual o meio de transporte mais eficiente para se deslocar no horário de pico em um grande centro urbano, utilizando três quesitos de avaliação: tempo de deslocamento, custos para o usuário e emissão de poluentes.

Os dados, coletados ao longo do percurso, resultarão em médias, que somadas, indicarão o modal mais eficiente. Ao final do desafio os participantes devem responder um questionário sobre a experiência, avaliando pontos sobre a infraestrutura urbana, como ciclovias, iluminação pública, sinalização, calçadas, pontos de maior congestionamento e educação no trânsito. Após o desafio é disponibilizado um relatório com os dados de avaliação e resultados, que será utilizado pela Setran.

Além do desafio anual de Curitiba, a metodologia do Desafio Intermodal virou conteúdo dos cursos de graduação em Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da UFPR, e também da rede municipal de ensino, como ferramenta para o ensino de ciências.

Largada

O ponto de partida será no Centro Politécnico no Prédio da Administração do Setor de Tecnologia da UFPR às 18h00. O caminho pode ser escolhido pelo participante, porém é necessário passar por um ponto intermediário, no Escritório Verde da UTFPR, antes de partirem para o ponto final que será na Praça Santos Andrade. Haverá uma tenda com telão para que os participantes possam encontrar mais facilmente o local exato da chegada. No ponto de partida, eles receberão uma camiseta e o equipamento de monitoramento que deverá ser devolvido no ponto de chegada.