Olho no tempo!

Curitiba segue em alerta de temporal; Tem ciclone extratropical no RS

Foto: Leonardo Coleto / Tribuna do Paraná.

Curitiba segue, nesta segunda-feira (04), em alerta laranja de temporal, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O alerta vem do domingo e vale, pelo menos, até às 18h desta segunda-feira (04). O alerta laranja nível “Perigo” do Inmet abrange a metade sul do Paraná. Há outro alerta amarelo que pega toda a metade norte do Estado.

Em Curitiba, segundo o Simepar, a segunda-feira promete ser te calor, com máxima de 26ºC e mínima de 19ºC. A partir de terça-feira (05), porém, a temperatura vai despencar na capital, com máxima caindo para 21ºC. Na quarta-feira mais frio: máxima de 15ºC.

“Forte instabilidade atua na altura do Rio Grande do Sul e Santa Catarina nesta madrugada. Ao longo do dia estas instabilidades avançam até o Paraná, potencializando a ocorrência de tempestades em todos os setores”, explicou o meteorologista Samuel Braun, do Simepar.

Imagem de radar mostra o tempo fechado no extremo sul do Brasil.
Imagem do Simepar mostra o tempo carregado entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Foto: Reprodução/Simepar.

Alerta Laranja e amarelo de temporal!

O alerta laranja de temporal do Inmet prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Já o alerta amarelo nível “perigo potencial” prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Ciclone Extratropical no Sul

Um ciclone extratropical deve passar pelo oeste do Rio Grande do Sul a partir da madrugada desta segunda-feira, 4. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria que se aproxima do Estado gaúcho ainda deve levar ventos fortes, chegando a mais de 100 km/h, para as regiões oeste, norte e sul de São Paulo.

O ciclone deve passar principalmente na cidade de São Borja, a quase 600 quilômetros da capital Porto Alegre, e depois vai “se deslocar rapidamente” em direção ao sudeste. A previsão é de que ele atinja o oceano Atlântico por volta das 9h e depois se desloque para alto-mar.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para “temporais, descargas elétricas, eventual queda de granizo, rajadas de vento e chuvas volumosas” que podem durar até as 10h de segunda-feira.

Desde o último sábado, 2, uma frente fria vinda do Uruguai tem levado fortes chuvas ao Sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

A frente fria associada ao ciclone extratropical deve repetir as pancadas de chuva no Estado gaúcho ao longo da segunda-feira. Além de São Paulo, os ventos fortes de até 100 km/h serão sentidos no Mato Grosso do Sul.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.