Boletim covid-19

Curitiba perde mais nove moradores para o coronavírus, mas já tem 38 mil recuperados

Foto ilustrativa: Pixabay

A atualização do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgada neste sábado (26), mostra que mais 338 moradores de Curitiba testaram positivo para novo coronavírus. Além deles, outras nove pessoas morreram em decorrência de complicações provocadas pela covid-19. Com os novos registros, a capital chegou a 43.143 casos confirmados e 1.255 óbitos pela doença, somados durante a pandemia.

LEIA TAMBÉM – Bandeira amarela: Shoppings e supermercados voltam a abrir aos domingos em Curitiba

Entre as pessoas contaminadas com o vírus Sars-CoV-2, 3.784 delas seguem na fase ativa e de transmissão da doença. Mas, a boa notícia é que 38.104 pacientes já venceram a covid-19 e estão recuperados. Na cidade, restam 658 casos suspeitos, que são monitorados pelas equipes de saúde enquanto aguardam o resultado dos exames.

A partir deste domingo (26), Curitiba retorna à bandeira amarela do protocolo de combate ao coronavírus, voltando a ser permitida a abertura de supermercados, shoppings e restaurantes, além da liberação do funcionamento de outras atividades.

Vidas perdidas na pandemia

Em Curitiba, as novas vítimas fatais da covid-19 são cinco mulheres e quatro homens, que tinham entre 38 e 83 anos. De acordo com o informe municipal, sete das novas mortes aconteceram nas últimas 48 horas e os demais falecimentos, em datas anteriores, que não foram informadas pelas SMS.

LEIA AINDA – Pesquisa testa tecidos e revela que máscaras caseiras são eficazes contra o coronavírus

Internamentos por covid-19

Neste sábado (26), estão ocupados 81% dos 334 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para covid-19 de Curitiba.

LEIA MAIS – Curitiba deve desativar leitos de UTI para covid-19 pra atender cirurgias eletivas e outros pacientes

Segundo a administração municipal, há atualmente, 76 leitos de UTI do SUS livres nos hospitais, prontos para receber pacientes com coronavírus ou com quadros de síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Coronavírus no Brasil