Boletim covid-19

Curitiba já soma 943 mortes por coronavírus; casos ativos caem e são 3.924 nesta quarta

Hospital no Paraná. Foto: José Fernando Ogura/AEN

Curitiba já perdeu 943 de seus habitantes para o novo coronavírus, desde o início da pandemia, em 11 de março. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (26), mais 11 mortes foram confirmadas na capital, além 453 novos casos de covid-19, que somados aos resultados anteriores, elevam o total para 30.990 infectados.

LEIA MAIS – Curitiba entendeu o recado, diz secretária de saúde sobre combate à covid-19

As novas vítimas fatais da pandemia, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são de quatro homens e sete mulheres, que tinham entre 59 e 81 anos de idade e estavam internados em hospitais da cidade. Das novas mortes, oito aconteceram nas últimas 48 horas e as outras três, que estavam em investigação, em datas anteriores.

LEIA AINDA – Coronavírus já é a principal causa de mortes no Paraná em 2020, mas transmissão está em queda

Entre os curitibanos que testaram positivo para covid-19, 3.924 estão na fase ativa da doença, período em que podem transmitir o vírus Sars-CoV-2. O número de casos ativos segue nesta quarta-feira a tendência de queda registrada nos últimos dias, como ressaltou a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, no boletim divulgado no dia anterior.

“Chegamos a ter quase 8 mil casos ativos (de covid-19), com 7.992 casos ativos na data em torno de 24 ou 25 de julho e hoje, nós temos o menor número de casos ativos, 4.008, quase a metade, uma redução bastante expressiva”, disse Márcia, na terça-feira (25).

Dos pacientes infectados, felizmente, 26.123 pessoas estão recuperadas e sem sintomas da doença. Além delas, outros 561 casos ainda são investigados e monitorados pelas autoridades de saúde municipais, enquanto aguardam o resultado dos exames.

Internamentos por covid-19

Curitiba tem hoje uma taxa de ocupação de 81%, nos 355 leitos de UTIs exclusivos para covid-19 do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme a prefeitura, há 68 leitos do SUS livres nos hospitais, que podem receber pacientes com novo coronavírus ou sintomas de síndromes respiratórias agudas graves (SRAG).

LEIA TAMBÉM – Paraná confirma 3 mil mortes e 120 mil casos de coronavírus; 66% dos infectados estão recuperados

No total, 489 pessoas com coronavírus estão internadas em hospitais públicos e particulares de Curitiba, nesta quarta-feira, sendo que 178 delas ocupam leitos em unidades de terapia intensiva (UTI).

Coronavírus no Brasil