na faixa

Curitibanos ganham 10 mil exames do coração

Exame oferecido é uma espécie de tomografia cardíaca. Foto: Chuniti Kawamura
Exame oferecido é uma espécie de tomografia cardíaca. Foto: Chuniti Kawamura

A clínica Quanta Diagnóstico e Terapia doou 10 mil exames cardiológicos à prefeitura de Curitiba nesta quinta-feira (1). O encontro entre o prefeito Rafael Greca, o presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, João Vítola, e o diretor de Pesquisa e Inovação da clínica, Rodrigo Júlio Cerci, definiu a cessão do benefício.

O exame é o score de cardio, que não é oferecido na rede pública de saúde e também nos planos de saúde. Assim, a administração municipal definiu que serão feitos 325 exames por mês até 2020. “Queremos poupar os corações curitibanos de uma má surpresa no futuro, especialmente os que têm algum risco cardiológico e participam dos programas de hipertensão nas unidades de saúde da prefeitura”, disse o prefeito.

De acordo com a secretária da Saúde, Márcia Huçulak, com os exames a cidade deve ver uma redução no número de vítimas de doenças cardíacas. “Vamos avançar na prevenção das doenças do coração, beneficiando os que participam dos programas de prevenção à hipertensão arterial na nossa rede”, celebrou.

Para quem?

A faixa etária que deverá ser atendida com o exame é dos 40 aos 69 anos, no caso dos homens, e dos 50 aos 69 anos, nas mulheres, considerados pacientes com risco intermediário. O presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia comemora o fato de que esta será a primeira vez que o exame será oferecido na rede pública de saúde. “Será um case de sucesso nesta área, um exemplo para o Brasil”. O exame é feito com um tomógrafo e um software especial, preparado para esta aplicação. Trata-se de exame menos invasivo.