Os curitibanos sentiram, na manhã desta sexta-feira (4), um pequeníssimo alívio com a aparição do sol em alguns bairros de Curitiba e os termômetros, enfim, ultrapassando a barreira dos 10°C. A capital enfrentou um período de 83 horas consecutivas com temperaturas abaixo dessa marca, testando a resistência dos moradores ao frio intenso.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), essa barreira foi superada por volta das 9h desta sexta-feira.
Foram 3 dias e 11 horas de temperaturas geladas, com sensação térmica chegando perto dos 2°C. A notícia nada animadora é que o frio deve continuar por causa da aproximação de uma nova frente fria no Paraná.
Segundo o Simepar, essa frente fria se desloca para o oceano na altura do Rio Grande do Sul, provocando um novo declínio nas temperaturas ao longo da tarde.
Previsão do tempo para Curitiba x nova frente fria
Para os amantes do frio, a boa notícia é que a temporada de fondue nos restaurantes da cidade deve se estender por causa de uma frente fria em atuação.
No sábado, ainda com o amanhecer gelado, há previsão de geada fraca no Sudoeste e Sul do Estado. À tarde as condições do tempo melhoram. “No Leste e Centro-Sul, devido à mudança na circulação dos ventos, o sol volta a aparecer com maior intensidade, principalmente no período da tarde do sábado. Ainda entre nuvens, o sol fará com que as temperaturas se elevem um pouco em relação aos últimos dias. Teremos temperaturas entre 15°C e 17°C”, explica Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.
No domingo, o dia começa novamente com temperaturas baixas principalmente na metade Sul do Paraná. Permanece a previsão de geada para as regiões Centro-Sul, Sul e Sudoeste, em áreas próximas à divisa com Santa Catarina. “Já no decorrer do dia, o deslocamento de uma frente fria sobre o oceano na altura do Uruguai e Rio Grande do Sul, favorece o aumento da nebulosidade na região Leste e nos Campos Gerais do Paraná, devido à mudança na circulação dos ventos”, detalha Barbieri.
83 horas com friozão em Curitiba não é recorde
Segundo levantamento do Simepar em julho de 2013 a capital ficou 93 horas com temperaturas abaixo de 10°C, foi justamente na última vez que teve neve em Curitiba. Desde então Curitiba não teve tanto tempo seguido de temperaturas na casa dos 10°C ou abaixo. Em junho deste ano foi um pouco menos: a capital ficou outras 67 horas consecutivas abaixo de 10°C.
>> Neve em Curitiba! Relembre os momentos em que o fenômeno já cobriu a cidade
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉



