Comemoração

Curitiba faz festa para comemorar os 317 anos

O aniversário de 317 anos de Curitiba é apenas amanhã, mas para comemorar a data em grande estilo, o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná (Sipcep) vem trabalhando desde quinta-feira na elaboração de um bolo de 317 quilos, que será servido hoje no Parque Barigui, em Curitiba, a partir das 16h30. O prefeito Beto Richa estará presente para cantar parabéns e cortar o primeiro pedaço do confeito gigante sabor chantilly e morango. Esse será o sétimo ano consecutivo em que o Sipcep organiza o bolo de aniversário da capital. A distribuição será gratuita.

Para o prefeito, que deixará o cargo na próxima terça-feira para concorrer ao governo do Paraná, atualmente a cidade vive um momento pródigo de transformações. “Somos referência em transporte, preservação do ambiente, ocupação do solo e planejamento urbano. Agora avançamos em outras áreas, como a inovação e a sustentabilidade, a cultura e a arte. Nosso desenvolvimento econômico atinge níveis sem precedentes, bem acima da média nacional”, afirma.

Para manter Curitiba como uma cidade exemplar para o restante do Brasil, Richa afirma que “é preciso priorizar a educação formal, a capacitação profissional e a atração de empresas de alta tecnologia, associadas a atividades de ponta, como desenvolvimento de sistemas, tecnologia da informação, biotecnologia e microtecnologia, entre outras”, afirma. Para ele, o turismo e a prestação de serviços são outras vocações em que a cidade deve se aperfeiçoar cada vez mais.

Bolo

Para fazer um bolo de 317 quilos, o presidente do Sipcep, Joaquim Cancela Gonçalves, explica que serão necessários 97 quilos (kg) de farinha, 96 kg de açúcar, mais de dois mil ovos, 80 litros de calda, 130 kg de chantilly e mais 67 kg de recheio de morango. “Esse não é um bolo comum. Estamos trabalhando firme para que tudo de certo amanhã (hoje). Nossa atenção é distribuir mais de quatro mil fatias”, estima.

O bolo começará a ser montado hoje, a partir das 6h30, no Parque Barigui. “Por conta do peso desse bolo iremos montá-lo em oito plataformas que, quando forem unidas, resultarão em um bolo extenso e muito saboroso. Para chegar a esse objetivo, contamos com a ajuda de 20 profissionais da panificação”, revela.

Muitos podem pensar que a parte mais difícil de todo o processo é acertar o ponto do bolo, mas não é bem assim. “A parte mais desafiadora é servir as fatias. A produção em si é o cotidiano dos padeiros, que são muito profissionais no que fazem”, conta.

A festa não ficará restrita ao Parque Barigui. A diretoria de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) montou uma programação que promete agitar o domingo na capital. Dentre os destaques estão shows com bandas curitibanas, grupos folclóricos, apresentações de teatro, dentre outras.