Em sua segunda semana de funcionamento, o Painel da Dengue da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS), atualizado nesta quarta-feira (20), mostra que a capital paranaense registrou 360 novos casos da doença nos últimos sete dias.

continua após a publicidade

Com esses novos registros, Curitiba soma 1.168 casos de dengue em 2024, sendo 845 importados (contaminação aconteceu fora do município) e 323 autóctones (transmissão local). Os números foram contabilizados até a última sexta-feira (15).

Ainda de acordo com os dados do painel, os distritos sanitários mais afetados são os do Cajuru, com 242 casos, sendo 153 importados; e Tatuquara, com 170 casos, sendo 65 importados. Apesar do número de casos na capital paranaense ser bem mais baixo do que os registrados em outras cidades brasileiras, a SMS alerta para a importância do combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

+ Leia também: Árvore assassina de abelhas é proibida em Curitiba, mas “vive” ao lado do horto municipal

continua após a publicidade

“Os números da dengue em Curitiba podem parecer pequenos se comparados a outras capitais, mas precisamos de especial atenção, pois estamos vivendo um momento climático propício para a proliferação do mosquito e espalhamento da doença”, alerta a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

“E poderemos ver uma progressão geométrica de casos, se não houver comprometimento de todos na luta contra o mosquito”, complementa.

continua após a publicidade

+ Leia também: Com salário de R$ 4,5 mil, inscrições para concurso da Polícia Penal do Paraná encerram na sexta

Números da dengue no Paraná

O Informe Semanal da Dengue divulgado nesta terça-feira (19) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registra o maior número de casos no Paraná em um boletim do atual período epidemiológico: 22.222 novos casos. O Paraná decretou situação de emergência pública para dengue na última quinta-feira (14).

+ Leia também: Acusado de matar petista em Foz, Jorge Guaranho é demitido de cargo público federal

O período sazonal 2023/2024, que teve início em julho do ano passado, soma 113.194 casos confirmados em todo o estado. Os municípios que apresentam mais casos confirmados são Apucarana (12.819), Londrina (8.055) e Cascavel (6.651).

Já no Brasil são 1,9 milhão de casos prováveis de dengue em 2024. Ao todo, 303 municípios brasileiros e 11 unidades da federação declararam emergência em saúde pública por conta da dengue. São eles: Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio de Grande do Sul, Santa Catarina, Amapá, São Paulo e Paraná.

Você já viu essas?

Um brinde à tradição!

Museu da cachaça em Curitiba? Conheça coleção impressionante da bebida mais famosa do Brasil

Câmara vai votar

Bairro populoso de Curitiba pode virar polo gastronômico; entenda

Caçador de Boteco!

Bar que quase acabou na pandemia mantém cardápio raiz em novo bairro de Curitiba


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.