Cadê o busão?

Cidades da RMC ficam sem ônibus após trabalhadores sofrerem ameaças

Foto: Giuliano Gomes
Foto: Giuliano Gomes

As cidades de Itaperuçu e Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, estão sem transporte coletivo na manhã desta quarta-feira (30). Segundo informações do Sindicato das Empresas do Transporte Coletivo de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), dois coletivos foram abordados durante a madrugada na Rodovia dos Minérios, principal ligação entre a capital e os dois municípios, foram atravessados na pista para bloquear as vias e tiveram seus pneus cortados, no km 14 da estrada. Os trabalhadores que estavam nos veículos foram ameaçados. O bloqueio permaneceu até por volta das 8h30.

As ameaças, de acordo com o relato, tentam evitar a circulação dos coletivos hoje, e os suspeitos disseram aos funcionários da empresa que os ônibus em circulação seriam alvo de vandalismo, com pedras. Os homens teriam afirmado também que colocariam fogo nos coletivos caso estes circulassem.

Por questão de segurança, os ônibus não estão circulando e é aguardado um posicionamento das autoridades de segurança do estado para que a situação seja resolvida.

A reportagem tentou contato com o a empresa mas não obteve reposta. Segundo o Setransp, a empresa responsável pelas linhas já está providenciando o conserto dos veículos e deve liberá-los para circulação em breve. O Setransp garante que algumas linhas que percorrem o município estão circulando, exceto aquelas que utilizam o trecho da rodovia em que os ônibus foram atacados. O sindicato afirma ainda que todas as linhas devem ser normalizadas ainda na manhã desta quarta.

Impacto profundo