Entre a noite de terça-feira (21) e as madrugadas de quarta (22) e quinta (23), o céu do Paraná poderá ser palco de um dos eventos astronômicos mais aguardados do ano: a chuva de meteoros Orionídeas – com fragmentos do cometa Halley. Segundo o Parque da Ciência, o fenômeno alcançará seu pico nessas noites, tornando visível a olho nu a aproximação dos fragmentos do cometas que viram rastros de luz em contato com a atmosfera terrestre.
As Orionídeas têm origem nos rastros deixados pelo cometa Halley e ocorrem tradicionalmente entre os dias 4 de outubro e 14 de novembro. No pico da atividade, estima-se observar entre 15 e 20 meteoros por hora, especialmente no período entre meia-noite e as primeiras horas da madrugada. O fato de o pico coincidir com a Lua Nova (baixa luminosidade lunar) favorece a observação, já que o brilho natural da lua não atrapalhará o espetáculo.
Para melhor aproveitar esse evento, especialistas recomendam:
- Escolher locais com baixa poluição luminosa, afastados dos centros urbanos
- Observar em noites sem nuvens
- Permitir adaptação dos olhos à escuridão (evitar iluminações fortes por perto)
- Chegar cedo e permanecer nas madrugadas, quando a atividade tende a ser mais intensa
Segundo o Parque da Ciência, para observar o melhor ponto de aproximação dos detritos do Cometa Halley que virarão as famosas “estrelas cadentes”, basta procurar as três marias no céu e ficar de olho.
“Por volta de 1h da madrugada olhe para o lado leste e procure pelas Três Marias, esta é a região do radiante, direção de onde os meteoros parecem vir’, disse o Parque da Ciência em um post sobre o fenômeno.
Previsão do tempo para Curitiba vai ajudar?
Segundo previsão do tempo feita pelo Simepar, a notícia não é muito animadora para quem estiver em Curitiba. Não há previsão de céu limpo na madrugada desta quarta-feira.
Em resumo: há uma janela moderada de oportunidade para observar as Orionídeas em Curitiba, especialmente na madrugada de quarta-feira, mas fatores como nuvens e luminosidade urbana podem interferir. Quem pretende assistir ao espetáculo, vale buscar um ponto alto, afastado de luzes e com visão ampla para o céu.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉



