Feriadão chuvoso

Chuva causa estragos em Curitiba e Litoral tem alerta de risco no mar

Foto: Jonathan Campos

O grande volume de chuvas que atingiu Curitiba durante o feriado de Carnaval pode ser o motivo que levou a Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi), ligada à Defesa Civil, a interditar duas residências na capital, nesta segunda-feira (12). A primeira, no bairro São Francisco, corria risco de ter uma das peças desabadas sobre o terreno vizinho, onde um prédio está sendo construído.

Na outra, localizada no bairro Capão Raso, o muro desabou sobre a garagem da própria casa. Os imóveis foram parcialmente interditados, mas nenhum morador precisou ser realocado. A Defesa Civil informou que nenhuma ocorrência foi registrada que durante a madrugada desta terça-feira (13).

Feriadão chuvoso

De acordo com o Simepar as instabilidades provocaram acumulados significativos de chuva em todo o estado durante o feriado. No litoral, os municípios mais atingidos pelas chuvas nos últimos dias foram Praia de Leste, Matinhos, Guaratuba e Antonina. Sem previsão de trégua, o tempo segue chuvoso nesta terça-feira entre as praias e a Região Metropolitana de Curitiba, segundo o Simepar.

Na capital a temperatura não sobe muito, variando entre 14°C e 20°C.

Veja mais sobre a previsão do tempo

Alerta em alto mar

Em nota divulgada nesta terça-feira (13), a Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) alerta para os riscos de navegação nas áreas costeiras e oceânicas, desde o Cabo de Santa Marta (RS) até a região de Cabo Frio (RJ), passando pelos Estados do Paraná e Santa Catarina.

De acordo com a CPPR, um aviso de mau tempo foi emitido pelo Centro de Hidrografia da Marinha e a orientação é que embarcações menores, como as de pesca, evitem a navegação nestas áreas, por conta das ondas e do vento. Existe inclusive um alerta para a incidência de pancadas fortes com trovoadas isoladas, e ventos com rajadas que podem diminuir ou restringir a visibilidade em alto mar.

A Capitania chama atenção às normas de segurança e ao porte dos itens de salvatagem como coletes salva-vidas, boias e sinalizadores, além da manutenção de equipamentos de comunicação.