Com a abertura de sol e o tempo estável que marcaram o início do feriado prolongado, a sexta-feira (21/11) deve repetir o cenário em grande parte do Paraná. A previsão indica predomínio de sol em todo o estado, com manhãs mais amenas e tardes aquecidas. As temperaturas máximas devem ficar próximas dos 20 ºC em boa parte do território paranaense. 

continua após a publicidade

Em Curitiba, os termômetros variam entre mínima de 10 ºC e máxima de 27 ºC, proporcionando um dia típico de primavera com grande amplitude térmica. No entanto, a estabilidade não deve durar muito. 

A partir do fim da tarde, a nebulosidade volta a ganhar espaço. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o sistema de alta pressão que vinha garantindo o tempo firme começa a se afastar do continente. Em seu lugar, um novo sistema de baixa pressão — um cavado meteorológico em formação — aumenta gradualmente as chances de chuva no estado.

O maior volume de precipitações está previsto para as regiões Oeste e Sul, onde devem ocorrer pancadas rápidas, sem grandes acúmulos. No Leste, a instabilidade tende a ganhar força apenas a partir de sábado (22/11), embora não estejam descartadas garoas isoladas já na noite de sexta-feira.

La Niña x risco de cenários diversos ao Paraná

continua após a publicidade

Atuando desde outubro, o fenômeno La Niña — caracterizado pelo resfriamento da superfície do oceano — deve permanecer influenciando o clima brasileiro até o fim do ano. A atuação do fenômeno favorece a passagem mais frequente de frentes frias pelo Sul e Sudeste, criando um cenário de atenção para áreas agrícolas do Paraná devido às temperaturas e à precipitação.

No estado, a chuva acumulada tende a superar a média histórica de novembro, segundo dados do Climatempo. As temperaturas também apresentam comportamento variado no Paraná: enquanto o Sul e o Leste devem registrar máximas ligeiramente acima do esperado para o período, as regiões Noroeste, Oeste e Sudoeste devem experimentar temperaturas abaixo da média.

continua após a publicidade

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉