Eleições 2018

‘Beto Richa’ foi o tema e Ratinho a ‘vidraça’ do debate na RICTV

Beto Richa” e corrupção foram os temas mais marcantes do debate entre os candidatos a governador do Paraná, que ocorreu na sede da RICTV, no bairro Pilarzinho, em Curitiba, na noite desta sexta-feira (28). Participaram do debate Ratinho Júnior (PSD), Cida Borguetti (PP), Doutor Rosinha (PT), Professor Piva (Psol) e João Arruda (MDB). Ogier Buchi (PSL) também foi convidado, mas sua tribuna ficou vazia porque o TSE impugnou a campanha do candidato.

Arruda, incisivo, e Piva, irônico, a todo momento tentavam colar a imagem de Beto Richa – recentemente preso suspeito de corrupção e desvio e verbas – a Cida e Ratinho, que fizeram parte da gestão do ex-governador. Cida e Ratinho defendiam-se do ataque, dizendo-se limpos de qualquer corrupção e tentando levar o debate para as propostas de governo. Rosinha preferiu pautar-se na agenda nacional e falar de Lula e o candidato do PT à presidência, Fernando Haddad.

Leia também: Beto Richa pode continuar normalmente sua campanha ao senado, mesmo depois de ser preso?

Blocos

No primeiro bloco, os candidatos escolhiam livremente o tema e a quem queriam fazer pergunta. João Arruda foi sorteado para começar e atacou diretamente Cida, ressaltando a relação dela com o ex-governador Beto Richa (PSDB), de quem Cida foi vice e assumiu o governo, quando Richa saiu para se candidatar ao senado. O ex-governador foi preso no último dia 11 pela Operação Radio Patrulha, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, suspeito de desviar dinheiro de obras viárias, além de também estar sendo investigado pela Operação Lava Jato.

Leia também: Quem é o juiz que mandou prender Beto Richa e seus aliados

Cida, sabendo que poderia ser questionada sobre a relação com Beto (ela, aliás, evita ao máximo falar o nome do ex-governador), já saiu se “desvencilhando” da imagem de Richa, informando que além de pedir a retirada dele de sua coligação partidária, criou em seu governo a Divisão de Combate à Corrupção, com a qual, diz a atual governadora e candidata, varreu a corrupção para fora do governo. “Sou ficha limpa, não tenho relação com corrupção”, afirmou ela. Cida estava bem mais segura neste segundo debate, visto que mostrou-se bastante “travada” em frente às câmeras no debate da Band, por não conseguir concluir suas ideias de forma clara no tempo que era fornecido. Arruda rebateu: “Todo mundo queria entrar no helicóptero do Beto. Hoje ninguém quer fazer campanha com ele”, disparou.

Em sua tréplica, Cida jogou a bomba para Ratinho Júnior, mostrando que o candidato também foi “parceiro” de Richa, visto que foi secretário de desenvolvimento do ex-governador, e que os nomes fortes do governo Richa estão todos trabalhando na campanha de Ratinho Júnior.

Cômico

Mas o grande “comediante” da vez foi o professor Piva, que entre outras “graças”, perguntou quantos “tico-ticos” entraram na gaiola de Ratinho Júnior, em referência às propinas que teriam sido recebidas por Beto Richa e que eram chamadas de “tico-tico”. Um pouco antes, Piva ainda se desfez do concorrente, lembrando de quando o pai dele, o apresentador Ratinho, era “pobre” e dormia de “cueca de seda”, além de dizer que Ratinho Júnior parecia o jogador Neymar, “pulando por cima dos assuntos debatidos.

Leia também: Requião tira “sarro” de Beto Richa na prisão

Ratinho, que está em primeiro nas pesquisas eleitorais e por isto foi um dos candidatos mais atacados, ficou nitidamente irritado com a pergunta e disse que Piva tinha dormido com o Mazzaropi, famoso comediante das décadas de 30 e 40. Rebateu a todas as “gracinhas” apresentando suas propostas, como enxugar 14 secretarias do governo, desenvolver o turismo no litoral, criando uma pousada ecológica, devolver o jatinho do governador e diminuir os custos com deslocamentos de servidores públicos, entre outras ideias. “Não sou filho da política, sou filho do trabalho”, disse por várias vezes o candidato, referindo-se a não ter vindo de nenhuma família de políticos.

Leia também: Bolsonaro deu entrevista a Datena de dentro do hospital

No cenário nacional, o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) foi citado uma vez por Doutor Rosinha, que o rotulou de “candidato que estimula a violência” e tentou colar a imagem do presidenciável à Ratinho Júnior, visto que Bolsonaro manifestou apoio a Ratinho já no primeiro dia de campanha eleitoral, em agosto. Ratinho tem procurado falar o mínimo possível deste apoio, provavelmente como estratégia política, pois assim ele evita perder votos daqueles eleitores que não querem votar em Bolsonaro de nenhuma forma.

O terceiro bloco teve perguntas feitas por jornalistas da RICTV aos candidatos. Foram abordados temas como a Lava Jato, transparência, corrupção, saúde, privatizações, segurança pública e sistema penitenciário, pedágio, agricultura e especificamente a febre aftosa. No assunto pedágio, Arruda disparou que os vices de Cida (Coronel Malucelli) e de Ratinho (Darci Piana), queriam renovar os contratos de pedágio no Paraná e manter tudo como está. Cida disse que já avisou as concessionárias que não renovará os contratos.

Leia também: Lava-Jato manda prender irmão, primo de Beto Richa e atinge cúpula do pedágio no Paraná

O quinto bloco encerrou com as considerações finais, com cada candidato resumindo suas ideias e pedindo votos aos seus candidatos a deputado, senado e presidência. Um debate que passeou entre o morno e os momentos de ataques.