Neste momento em que o inverno se aproxima, o Paraná enfrenta um desafio que poderia ser facilmente contornado: a baixa procura pela vacina contra a Influenza está agravando quadros respiratórios em todo o estado. O alerta foi disparado pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, durante encontro com a imprensa nesa sexta-feira (13), em Foz do Iguaçu.
A situação tem um lado irônico e preocupante. Enquanto a Covid-19 praticamente deu adeus, representando menos de 1% dos casos graves, o velho conhecido vírus da gripe assumiu o protagonismo das internações, respondendo por cerca de 40% dos quadros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
“Temos vacina contra a gripe e ela é efetiva. Não impede totalmente a infecção, mas reduz a gravidade da doença e a chance de internações e óbitos”, afirmou o secretário.
Mais de 12 mil internações
Os números não mentem e mostram a gravidade da situação. O Paraná já contabilizou 12.011 internações por problemas respiratórios graves em 2025, com 598 vidas perdidas. Do total de casos, 1.379 foram confirmados como Influenza, 560 como Covid-19, e outros 3.043 estão relacionados a diferentes vírus respiratórios. Outros 2.096 casos ainda estão sob investigação.
A imunização, disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde, tem o poder de evitar que a doença evolua para quadros graves, especialmente entre os mais vulneráveis: crianças e idosos.
Aliás, é justamente entre os pequenos que o cenário tem se mostrado mais delicado. O secretário destacou a preocupação com o aumento de casos graves em crianças, principalmente aqueles causados pelo vírus sincicial respiratório (VSR) – um vilão que pode levar à bronquiolite e exigir internação em UTI. Para este vírus específico, infelizmente, não há vacina disponível no SUS.
A proteção está ao alcance de todos, basta dar o braço à causa da saúde coletiva. Enquanto isso não acontece em números satisfatórios, os hospitais seguem recebendo pacientes que poderiam estar em casa, saudáveis, se tivessem tomado a vacina disponível nas unidades de saúde de todo o estado.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉
