Protesto

Ato contra Temer mobiliza dezenas na Praça 19 de Dezembro

Foto: Felipe Rosa

Aos batuques acompanhados do grito “Fora Temer!”, dezenas de pessoas se concentraram na Praça 19 de Dezembro para uma manifestação contra o governo do peemedebista, na tarde deste domingo (4).

A manifestação foi organizada pela frente “CWB Contra Temer”, em evento no Facebook, em que mais de 2,5 mil pessoas confirmaram presença, mas até às 17h ­ horário que estava marcado ­ cerca de 200 pessoas estavam na praça. Entre os participantes, muitos tinham faixas e camisetas também de “Fora Beto Richa”. “Não podemos esquecer da nossa bandeira local que é o Beto Richa. Temos grandes inimigos, não é só o Temer, e não podemos esquecer dele”, afirmou uma manifestante.

Ações diretas

“Não temos o interesse de coordenar e criar rebanho e sim ajudar com que o ato seja efetivo e seguro”, ressaltaram os organizadores. Eles afirmaram ainda que ‘“vandalismo e depredação não são orientação do movimento”.

Logo no início do protesto deste domingo, antes da saída para a passeata, os orientadores passaram orientações aos participantes e iniciaram um debate, em que o assunto principal foram as “ações diretas”. Entre algumas propostas sugeridas pelos manifestantes estavam o uso apenas de tinta, e atos organizados contra “símbolos”. “O quebra-quebra só dá mais munição aos inimigos e à mídia golpista”, comentou um dos participantes.

Terceiro ato desde o impeachment

Na quarta-feira (31), após a aprovação do impeachment, um grupo de cerca de 500 pessoas protestou pelas ruas da região central da capital. Não houve registro de incidentes.

No dia seguinte, uma nova manifestação, que teve concentração na Praça 19 de Dezembro e foi seguida por uma passeata pelo Centro, foi marcada por atos de vandalismo contra a sede do jornal Gazeta do Povo, um carro da RPC, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), agências bancárias, ônibus, estações-tubo e prédios residenciais e comerciais. O grupo CWB Contra Temer, que organizou o ato, lamentou os episódios de violência. Segundo a PM, cerca de 800 pessoas participaram do protesto contra o presidente Michel Temer.