Perigosíssimo!

Ao menos 20 pessoas ficam feridas por fogos de artifício em Curitiba

As comemorações da virada do ano deixaram, pelo menos, 20 pessoas feridas por conta dos fogos de artifício em Curitiba. A informação é do Hospital Evangélico, referência em queimados na capital. Desde a quinta-feira (31), foram 30 vítimas e somente 10 destes atendimentos foram por outros tipos de queimaduras.

O número, de acordo com a médica Adriane Botelho, já é maior do que no mesmo período do ano passado, quando foram atendidas somente três pessoas por queimaduras de fogos de artifício. “E acreditamos que possa aumentar ainda estes números, por causa das pessoas que ainda não procuraram o hospital”, explicou.

Apesar do número alto, nenhum dos pacientes precisou ser internado. Os únicos dois casos mais graves que foram atendidos pelo Hospital Evangélico foram de duas pessoas, uma queimada por gasolina e outra por produto químico, que precisaram ficar no hospital.

A médica alerta que o uso dos fogos de artifício sem o devido conhecimento pode causar até a amputação de membros. “Tem que tomar muito cuidado, porque é muito perigoso. A queimadura pode ser leve, mas também pode ser algo que a pessoa vai levar para a vida toda”.

Não é aconselhado passar nada na queimadura, muito menos seguir receitas caseiras para aliviar a dor. “Nos casos dos fogos de artifício, por exemplo, o que se pode fazer, de imediato, é apenas lavar com água corrente por, pelo menos, dez minutos e cobrir com uma toalha, mas não pode deixar de procurar atendimento médico”, explicou. Quando os ferimentos não são tão graves, mesmo após o atendimento no hospital, as vítimas continuam o tratamento em casa.

No mês de dezembro de 2015, foram 502 atendimentos, a vítimas de queimaduras, feitos pelo hospital. Não foi informado quantos destes atendimentos foram causados pelos fogos, mas os números também são maiores do que em dezembro de 2014, quando foram 412 atendimentos.