Acidente com van escolar quase termina em tragédia

Grave acidente de trânsito quase terminou em tragédia, no início da tarde de ontem, no bairro Pineville, em Pinhais. Uma van escolar, ocupada por 21 crianças, tombou e deslizou por mais de 20 metros, após ser atingida por um carro, no cruzamento das avenidas Jacarezinho e Pineville.

Algumas crianças foram ejetadas e outras ficaram embaixo do veículo. Doze crianças ficaram feridas, três em estado grave. O acidente aconteceu pouco antes das 13h.

A van, conduzida por Emerson José dos Santos, tinha recolhido alguns estudantes, com idade entre 7 e 14 anos, e seguia ao Colégio Estadual Amyntas de Barros. Quando passava pelo cruzamento com a Avenida Pineville, o veículo foi atingido na lateral traseira pelo Siena placa ATM-2757, conduzido por um homem, identificado apenas como Gustavo.

Ejetada

Com o impacto, Emerson perdeu o controle da van, atravessou o canteiro central e invadiu a pista contrária. O veículo tombou e deslizou. “Vi pelo menos uma criança “voar’ pela janela na hora da queda. Achei que a van passaria por cima dela”, disse Natalino Paulino do Nascimento, funcionário de uma empresa de telefonia.

Em poucos minutos, pais de crianças começaram a chegar. “Todos gritavam à procura dos filhos”, relatou a testemunha. Logo, a rua foi tomada por ambulâncias do Siate e do Samu.

Uma garota, de 11 anos, sofreu ferimentos graves na cabeça e teve que ser submetida a respiração por aparelhos e levada, de helicóptero, ao Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul. Exames não constataram fratura no crânio, mas ela permanece sob observação na UTI.

Outra criança foi socorrida de helicóptero e internada no Hospital do Trabalhador, onde passou por tomografia. A terceira vítima grave é um garoto, de 7 anos, levado pelo Siate ao Hospital Evangélico.

De acordo com os bombeiros, mais nove crianças receberam atendimento médico, e dez sofreram escoriações, queda de pressão ou ficaram abaladas, e foram levadas ao pronto-socorro de Pinhais.

Preferencial

O teste do bafômetro deu negativo para os dois condutores. De acordo com a polícia, a van trafegava pela preferencial, portanto o motorista do Siena teria provocado o acidente.

“Ele deverá responder termo circunstanciado, caso não haja vítima fatal. Familiares das vítimas serão intimados para que as crianças prestem depoimento e façam exame de corpo de delito. Depois, o processo é encaminhado ao Fórum de Pinhais”, detalhou o delegado Fábio Amaro. Os dois veículos foram apreendidos e serão encaminhados à perícia.