Rodoferroviária

Acampamento de apoiadores de Lula é atacado; empresa montou barreira no local

Foto: Eduardo Luiz Kliziewicz

Os apoiadores do ex-presidente Lula foram atacados com rojões na madrugada desta quarta-feira (10), em Curitiba, no acampamento ao lado da Rodoferroviária. Maicon Costa, de Quedas do Iguaçu, município da região Oeste do Paraná, ficou ferido e precisou ser hospitalizado. Segundo relato dos manifestantes um homem encapuzado disparou os rojões de cima do viaduto por volta da meia-noite e atingiu uma das barracas.

Costa já recebeu alta e se juntou aos companheiros. O homem responsável pelo ataque fugiu assim que foi visto. Mais cedo dois homens numa moto também jogaram rojões, mas ninguém ficou ferido.

No início da manhã, funcionários contratados pela empresa Rumo, antiga ALL, instalaram grades de ferro para evitar que manifestantes fiquem sobre os trilhos. A medida é parte da decisão de reintegração de posse concedida pela justiça na noite de ontem. Os manifestantes precisam sair do local até a manhã de quinta-feira (11).

Maicon Costa, de Quedas do Iguaçu, ficou ferido e precisou ser hospitalizado. Foto: Eduardo Luiz Klisiewicz
Maicon Costa, de Quedas do Iguaçu, ficou ferido e precisou ser hospitalizado. Foto: Eduardo Luiz Klisiewicz

Liminar

A Justiça Federal concedeu, na noite de terça-feira (9), o pedido de reintegração de posse da empresa Rumo referente à área ocupada por manifestantes do MST. A decisão é favorável, mas não irá retirar os manifestantes do local. Manifestantes pró-Lula estão no local desde a noite de segunda-feira (8).

O juiz federal, Friedmann Anderson Wendpap, determinou que seja instalada uma cerca física temporária que delimite a área usada pela empresa como pátio de manobra dos trens e evite a entrada de terceiros. A medida tem o objetivo de evitar acidentes com manifestantes que possam estar circulando pelo local. A área usada para o acampamento pertence à União, mas está arrendada pela empresa, que pediu reintegração de posse à Justiça Federal, na manhã desta terça-feira.

Segundo a decisão do juiz, os manifestantes poderão permanecer na área da União, delimitada pela cerca física, até a manhã da quinta-feira (11), conforme negociado entre as autoridades de segurança pública e representante dos movimentos sociais.

O acampamento começou a ser montado na última segunda-feira e na manhã desta terça dezenas de ônibus começaram a chegar ao local. Seguranças contratados pela Rumo estavam monitorando o espaço para evitar acidentes.