Curitiba recebe Cream Brasil com Groove Armada e Paul Oakenfold

Curitiba recebe hoje o festival Cream Brasil, integrante do núcleo internacional de e-music Creamfields, que desembarca no país pela primeira vez, trazendo na linha de frente Groove Armada, Paul Oakenfold, entre outras atrações nacionais e internacionais. O local será a Pedreira Paulo Leminski, que receberá uma estrutura especial para sediar o evento. Groove Armada e Paul Oakenfold, neste retorno ao país, tocam exclusivamente em Curitiba.

O festival Cream Brasil, realizado em parceria pelas produtoras 360º (cujos principais executivos participaram da criação, direção artística e geral do Skol Beats) e Essential Eventos (referência no Sul do país), marca a chegada ao Brasil dos eventos criados pela Creamfields, produtora referência na e-music mundial, com casas e festivais chancelados em vários países.

Com este evento, os produtores preparam o caminho para a realização em 2005 de uma edição do festival Creamfields no país. Atualmente, o festival já tem edições na América Latina em Buenos Aires e Santiago do Chile.

O festival Cream Brasil será realizado na Pedreira Paulo Leminski, local em Curitiba com um longo histórico de eventos e shows de grande porte. Para o festival, a projeção de público é de 12 mil pessoas.

O Club Cream

O Cream teve um início tímido em 1992, num clube com capacidade para 400 pessoas e localizado em uma área decadente de Liverpool. Em pouco tempo, o clube tornou-se um dos locais preferidos da juventude mundial, sendo reconhecido pelo Conselho da cidade de Liverpool como uma das mais importantes contribuições para a regeneração econômica da cidade nos últimos 12 anos.

Inaugurado durante a explosão da música eletrônica em âmbito mundial, como o local perfeito para o público jovem curtir as noites de sábado dançando e ouvindo música, o Cream chegou a atrair todas as semanas um público de mais de 3 mil pessoas, vindas de todas as partes do país. Cream era mais do que apenas uma fonte de entretenimento, aos poucos tornava-se um estilo de vida. Numa pesquisa realizada pela Universidade John Moores, 70% dos estudantes entrevistados responderam que o clube Cream era a principal razão da escolha estudar em Liverpool.

Desejando não restringir a história de sucesso apenas a Liverpool, em 1994 o Cream realizou seu primeiro evento intenacional em Ibiza, retornando uma vez por semana a cada verão para residências no Amnesia. Em seu nono retorno à ilha, a temporada alcançou seu maior sucesso no Terrace, com os residentes Tiesto e Paul Van Dyk no comando do palco principal, e um line up formado por DJs como Seb Fontaine, Shapeshifters, Jon Carter and Audio Bullys entre outros.

Com o público cosmopolitano de Ibiza, o história do Cream tomou proporções mundiais e a companhia logo organizou eventos em locais distintos como Buenos Aires e Moscou.

Em 1995, foi lançada a primeira compilação "Cream Live", através da gravadora BMG UK. O álbum foi o primeiro do estilo e se revelou uma prova de como a marca Cream se tornou poderosa em um curto período de tempo. "Cream Live" foi um dos maiores sucessos de venda do ano, com uma vendagem de 300 mil cópias e permanecendo mais de quatro meses nas listas "Top 10 Albums". O Cream continua a lançar compilações anualmente, sempre com boas vendagens a grande aceitação do público.

Hoje existem mais de 200 eventos realizado pelo clube anualmente. Sempre buscando expandir fronteiras, em 1998 o Cream decidiu sediar o primeiro evento de dance ao ar livre na Inglaterra, nascendo assim o Creamfields.

Creamfields – Histórico

O Creamfields surgiu em Liverpool (Inglaterra) com a idéia de oferecer um festival de música eletrônica ambientado em um grande espaço. Um ex-aeroporto foi utilizado para abrigar a primeira edição. Nos 7 anos decorridos desde sua inauguração, em 1998, o Creamfields se tornou o mais importante evento de música eletrônica do mundo.

O Creamfields acontece na Inglaterra durante o último final de semana do verão, no mês de agosto, firmando-se como um evento que "encerra o verão".

Distribuídos em um grande cenário, durante mais de 16 horas, se apresentam a cada ano os DJs e as bandas de maior destaque da cena mundial. Massive Attack, Gorillaz, Fatboy Slim, Groove Armada, Moloko, Underworld, Outkast, Sasha, Paul Oakenfold e Beck são alguns dos nomes que já fizeram parte do festival.

O Creamfields foi o primeiro festival a expandir sua proposta a um nível mundial, migrando também para outros países. Edições na Argentina, Polônia, República Checa, Irlanda e Turquia já atraíram de 15 mil a 50 mil pessoas. Em 2004, Rússia, Espanha e Chile também estão incluídos no roteiro.

Serviço:

Cream Brasil
20.Novembro.Sábado.2004
Pedreira Paulo Leminski
Rua João Gava, s/n – Abranches

Line up

17h30 – Abertura dos portões
18h00 – Diogo Mazza
19h00 – Supergroove
20h00 – Erik Caramelo
21h00 – Gabo
22h00 – Zuker (Argentina)
23h00 – Leozinho & Paciornik
00h30 – Groove Armada (Inglaterra)
02h00 – Paul Oakenfold (Inglaterra)
04h00 – Spitfire (Argentina)
05h30 – Mau Mau
07h00 – Encerramento

Voltar ao topo