Curitiba realiza uma série de atividades no Dia D de combate a dengue

Mutirões de limpeza, ações educativas, panfletagem, varreduras em pontos estratégicos, atividades em escolas, orientações em unidades de saúde, teatro e palestras. Atividades para os mais variados gostos e hábitos estão ocorrendo hoje (19) em Curitiba, durante o Dia D de combate ao mosquito transmissor da dengue.

De acordo com a programação divulgada pela prefeitura, haverá ações contra a dengue nos nove Distritos Sanitários da cidade, envolvendo 1.300 agentes de saúde em campo, educadores, voluntários, universitários e líderes comunitários. Em alguns distritos, as ações vêm se desenvolvendo ao longo da semana, com palestras e exposições de trabalho em escolas, visitas domiciliares e orientações a usuários nas salas de espera das unidades de saúde.

Segundo a coordenadora do programa municipal de combate à dengue, Márcia Saad, o foco do trabalho é a eliminação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Por isso, é importante que a população atue junto com o serviço público, tomando atitudes que evitem o surgimento de criadouros.

Ela revelou que neste ano foram confirmados em Curitiba apenas oito casos de dengue, todos importados – ou seja, as pessoas contraíram a doença em outras regiões do país – e foram localizados 24 focos do mosquito transmissor.

Os 399 municípios do estado receberam material da Secretaria da Saúde. De acordo com o diretor do Setor de Pesquisa e Vigilância, Luiz Armando Erthal, estão trabalhando cerca de 10 mil agentes na aplicação de inseticida com carro fumacê e na eliminação de possíveis criadouros do mosquito.

Segundo ele, no entanto, o principal objetivo da campanha é orientar a população sobre como não atrair o mosquito transmissor, que procura água parada para se reproduzir. "Toda essa parafernália não terá efeito, se não tivermos a ajuda da comunidade", salienta Erthal.

Balanço divulgado pelo Ministério da Saúde apontou que o Paraná foi o estado brasileiro que apresentou o maior índice de redução da incidência da doença. De 2003 para 2004, a redução foi de 99,7%. Em 2003, foram 9 mil casos. Já em 2004, apenas 57.

Neste ano, de acordo com levantamento da Secretaria de Saúde, foram registrados, até o momento, 913 casos de dengue no Paraná. O último ocorreu em agosto, em Marechal Cândido Rondon.

Voltar ao topo