Cerca de três mil voluntários serão preparados para receber os participantes das Conferências da ONU sobre Biodiversidade e Biossegurança, que serão realizadas em Curitiba, em março de 2006. A previsão é que a cidade receba seis mil pessoas, que permanecerão por aqui ao longo de três semanas de duração dos eventos. Uma comissão municipal, criada pelo prefeito Beto Richa, coordena os preparativos locais para as conferências, que têm âmbito mundial e serão realizadas pela primeira vez no Brasil.

Os voluntários que se envolverão nos eventos farão parte do projeto "Anjos". Promovido pela Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), o projeto terá entre os seus parceiros as universidade e faculdades de Curitiba. A idéia é atrair alunos de cursos de relações internacionais, sociologia, turismo e biologia. Eles serão preparados para receber os conferencistas e atendê-los com informações sobre a cidade e sobre os eventos.

Para participar, o voluntário interessado deve ter mais de 18 anos e falar pelo menos uma língua estrangeira. Além disso, deve passar pelo curso de capacitação que será promovido pela Unilivre.

O trabalho não será remunerado e o participante terá de assinar um termo de adesão, conforme estabelece a legislação federal que trata do trabalho voluntário no Brasil. De acordo com a lei 9.608/98 o serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim. O Projeto Anjos contará com o apoio da Urbs e os voluntários terão um regime especial para utilização do transporte público.

Entre os dias 13 e 17 de março, será realizado o 3º o Encontro das Partes da Convenção do Protocolo de Cartagena ou Biossegurança (MOP3). É o primeiro acordo vinculado à Convenção sobre Diversidade Biológica, um dos principais resultados da Rio 92.

A outra é a 8a Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP8) que será realizada de 20 a 31 de março. A programação prevê, ainda, a realização de mais de 100 eventos paralelos entre os dias 13 e 31 de março. Outros eventos serão realizados antes das conferências.