Curitiba faz mobilização contra a aids com novo teste de HIV

A prefeitura vai promover, no dia 8 de abril, um grande mutirão para fazer pelo menos 5.000 testes de HIV num único dia. Para isso, 26 unidades de saúde vão abrir num sábado exclusivamente para atender interessados em fazer o teste. A mobilização marca o lançamento em Curitiba do sistema de testagem rápida, ainda inédito no país. O resultado do exame – gratuito e indolor – sai em meia hora.

Para atrair o maior número de pessoas, a Prefeitura lançará neste domingo (2) a campanha "Dia de mobilização contra a aids. Quem valoriza não esquece". Estrelada pela cantora Daniela Mercury, a campanha estará nas emissoras de rádio e televisão e nos jornais de Curitiba até a sexta-feira (7), Dia Mundial da Saúde.

O prefeito em exercício e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, destaca que o objetivo é fazer no mínimo 5.000 testes e agilizar o atendimento de quem tiver resultado positivo.

Desde que a aids começou a ser monitorada em Curitiba, em 1984, foram registrados 7.550 casos (5.093 homens e 2.457 mulheres). Hoje, no município, cerca de 3,2 mil pessoas estão sob acompanhamento médico e fazendo o tratamento com medicamentos.

Voltar ao topo