Cristovam defende a federalização da educação básica

O senador Cristovam Buarque (PDT), candidato à presidência da República, defendeu a federalização da educação básica no País num café da manhã nesta terça-feira (29) com cerca de cem associados da Câmara Americana de Comércio (Amcham), em São Paulo. De acordo com Buarque, a federalização é a única maneira de reduzir a desigualdade social e garantir que o Brasil seja mais competitivo.

"Precisamos federalizar a Educação Básica no Brasil. Os municípios são desiguais, muitas Prefeituras não tem dinheiro para investir nas escolas. Não se trata de uma centralização gerencial, mas da responsabilidade do governo federal de garantir um padrão mínimo de qualidade", ressaltou.

Segundo o candidato, uma criança em um município do interior do Maranhão, por exemplo, tem acesso a um sistema de ensino inferior ao que existe nas capitais e grandes cidades. "Se Bill Gates tivesse estudado em Axixá, no Maranhão, não seria rico", criticou, referindo-se a que no País não há mesmas oportunidades educacionais a todos.

Voltar ao topo