CPI do Banestado apresenta relatório final

A CPI do Banestado recomendou à Justiça que o ex-governador Jaime Lerner (PSB) seja denunciado por gestão temerária da instituição, assim como outros dezessete diretores do banco Banco Banestado vendido ao Itaú em 2000. 

O ex-governador Jaime Lerner (PSB), por meio de sua assessoria de imprensa, divulgou no final da tarde uma nota oficial sobre as conclusões da CPI do Banestado. Lerner atribuiu ao seus antecessores no cargo, sem citar nomes, a responsabilidade pela falêncida do Banestado.

A Comissão sugeriu que o governo do Estado busque judicialmente o ressarcimento de R$2,2 bilhões referentes ao prejuízo que o Estado teria tido em função de o Banco Central não ter decretado a intervenção na instituição, quando começou a apresentar os primeiros sintomas de debilidade financeira, em 95. Para a CPI, houve omissão do Banco Central. A CPI também citou o ex-secretário da Fazenda e ex-presidente do Conselho de Administração do Banestado, Giovani Gionédis.

Os resultados dos oito meses de trabalho da CPI foram apresentados hoje à tarde no plenário da Assembléia Legislativa. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)

Voltar ao topo