Corrupção exige combate sistêmico, diz Waldir Pires

"A corrupção é um combate. Não existe esta coisa de ter vitória na corrupção se não for por um combate sistêmico", disse o ministro do Controle e Transparência, Waldir Pires, após cerimônia de anúncio de medidas contra a corrupção, no Palácio do Planalto.

Waldir Pires disse que, pelo valor dos contratos dos Correios, qualquer possibilidade de fraude é preocupante. "Mandamos para a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) ontem o número de contratos, cuja totalidade é superior a R$ 1 bilhão. Não posso mencionar nada ainda, antes que as comissões de auditoria sejam capazes de identificar. Elas estão num trabalho intensivo de identificação. Vou entregar todas as conclusões das auditorias que estamos realizando". Segundo ele, a partir da próxima semana devem terminar as auditorias que estão sendo realizadas. Ele afirmou ainda ter encaminhado, na última quarta-feira, à CPI dos Correios 41 contratos da empresa.

Waldir Pires disse ainda que é preciso instaurar auditorias diante de casos como o dos Correios e que resultem de acusações. "Haverá a apuração de tudo, com a sociedade compreendendo e informada, pois é fundamental a informação", disse.

Ele lembrou que os contratos encaminhados à CPI são antigos e que vieram se renovando com o tempo. Waldir destacou ainda que são poucos os países que estão chegando "ao nível de transparência como estamos chegando" e que os casos devem ser investigados um a um, assim que surgem, e os responsáveis devem ser punidos.

Segundo ele, o sistema de controle antes de 2003 era feito por meio de documentos, de notas fiscais e recibos, e não pela constatação efetiva do gasto.

Em relação às denúncias sobre Furnas Centrais Elétricas (publicadas na FSP), Waldir afirmou que tudo deve ser objeto de investigação. "Provavelmente será oriunda de uma sindicância imediata, feita em nível legal e legítimo e com o afastamento dos responsáveis do exercício das suas funções", considerou.

Voltar ao topo