Copa do Mundo deve aumentar venda de TVs em 10%

São Paulo – Copa do Mundo, tempo de trocar o televisor. Bem, pelo menos é isso que os números mostram e é isso que os fabricantes do ramo esperam, só que em uma dimensão bem mais otimista para 2006. Segundo o presidente da Associação Nacional de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Paulo Saab, a venda de TVs no próximo ano deve ser 10 % maior que a de 2005.

"Há muitos anos o crescimento neste setor está estagnado por isso esperamos este salto em 2006. Isso se não houver nenhum contratempo na economia, é claro", afirmou Saab. "Além de ser ano de Copa, que sempre representa um aumento nas vendas, tem a chegada com força das novas tecnologias como TVs de plasma e cristal líquido, que já apresentaram um aumento considerável nas vendas este ano."

Segundo a Eletros, foram vendidos no Brasil em 2005 cerca de 9 milhões de aparelhos de TV. Mas o "boom" mesmo é esperado para 2006. "O último bom índice de vendas de TVs no Brasil foi há dez anos, com o início do Plano Real", disse Saab.

Digital – Enquanto emissoras e governo brigam pelo sistema de TV digital, os fabricantes não crêem que isso seja empecilho para as vendas do setor. Segundo Saab, estudos mostram que não será o sistema digital que incentivará o consumidor a trocar de aparelho num primeiro momento.

"O público vai comprar primeiramente um conversor e só depois as TVs serão gradativamente trocadas", afirmou Saab. "Acreditamos em uma migração lenta para novas tecnologias, algo em torno de 10 a 15 anos após a adoção do novo sistema. Demorou muito mais para trocarmos as TVs preto-e-branco pelas em cores."

Voltar ao topo