Conteúdo Programático

Introdução às Técnicas de Gestão Cultural:

  • Considerações gerais sobre arte e cultura.
  • Os números da indústria cultural no Brasil e sua importância como fator de desenvolvimento social.
  • As principais dificuldades da produção cultural brasileira. O preconceito contra a arte e o artista.
  • A falta de profissionalização e a formação inadequada de agentes e produtores culturais.
  • A responsabilidade social na produção cultural.
  • A interação da cultura com os demais segmentos e setores da sociedade.
  • A Cultura X Turismo; Cultura X Educação; Cultura X Meio Ambiente; Cultura X Saúde e Cultura X Política.

Gestão Cultural:

  • Etapas da produção cultural.
  • Considerações gerais.
  • Transformando idéias em projetos culturais.
  • O planejamento de projetos culturais e sua organização.
  • Os principais passos do planejamento.
  • A coleta de dados e a pesquisa de mercado.
  • O estudo de viabilidade.
  • Definição de objetivos e metas.
  • O planejamento estratégico.
  • A confecção do projeto e suas características.

Leis de Incentivo à Cultura:

  • Evolução histórica das leis de incentivo à cultura no Brasil e no mundo.
  • O princípio da renúncia fiscal e seus benefícios.
  • A Lei Rouanet, suas principais características e como ela funciona.
  • Características, formulários e documentação exigida para apresentação de projetos.
  • O processo de captação de recursos e a prestação de contas.
  • Rápida abordagem sobre as leis estaduais e municipais de incentivo à cultura e suas vantagens e desvantagens.

Voltar ao topo