Conselhos do Brasil e Itália instalam grupos de trabalho para cooperação

Brasília – Brasil e Itália instalaram hoje (29) dois grupos de trabalho dedicados à cooperação internacional bilateral. Representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, do Brasil, e do Conselho Nacional de Economia e Trabalho, da Itália, vão integrar os grupos.

A idéia surgiu em 2003, quando os dois órgãos assinaram um acordo para cooperação técnico-operacional, troca de informações, intercâmbio de publicações e criação banco de dados para aperfeiçoar as atividades dos respectivos órgãos. Desde então, algumas ações foram feitas, como a composição de uma agenda conjunta.

Instalados por meio de vídeoconferência, os grupos estão relacionados a micro e pequenas empresas e abordam temas como cooperativismo, associativismo, consórcios de produção e exportação, capacitação profissional; e segurança pública e criminalidade. Este item inclui questões relacionadas ao crime organizado internacional, paraísos fiscais, pirataria, máfia e cartéis, dentre outras.

Segundo a secretária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Esther Bemerguy Albuquerque, a escolha por micro e pequenas empresas ocorreu pela importância de assuntos de "grande importância" na política italiana, como cooperativismo e o associativismo

Na área de criminalidade econômica, acrescentou Albuquerque, o país tem vasta experiência para prevenir e coibir questões como falsificação de produtos, pirataria e crime organizado.

?A experiência da Itália é histórica nesse sentido, e fazer essa cooperação, avaliando os instrumentos legais que eles utilizam e como isso pode ser adaptado a nossa realidade, é fundamental para o Brasil?.

Ela informou que, em julho, está previsto um seminário do Comitê Econômico e Social Europeu, a ser realizado no Brasil. Paralelamente ao evento, haverá uma reunião com os conselheiros italianos que participam os grupos de trabalho.

Voltar ao topo