Conselho de Política Automotiva decide por nova vistoria em montadoras

A comissão formada por representantes da Secretaria da Saúde, do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba e Região Metropolitana, do INSS, da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e por técnicos das montadoras de automóveis instaladas na Região Metropolitana de Curitiba vai realizar uma nova vistoria nas instalações da Volkswagen/Audi, Renault e Volvo para avaliar as condições de trabalho dos funcionários e buscar a redução de acidentes e doenças ligados à atividade.

A nova vistoria foi decidida nesta quarta-feira (16) durante a terceira reunião do Conselho de Política Automotiva (CPA), realizada no Palácio Iguaçu. ?Estamos otimistas com os resultados. Já temos decisões práticas e vamos enfocar todas as áreas, como o aprofundamento das análises técnicas, avaliações ergonométricas dos postos de trabalho e a formação do grupo de resgate social?, explicou Mário Lobo, presidente da CPA.

A ação do conselho foi determinada pelo governador Roberto Requião depois de receber denúncias de que a quantidade de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais em montadoras de carros, recebidas pela DRT e pelo Ministério Público do Trabalho, vem crescendo. Em uma delas, encaminhada por um trabalhador no final do mês de agosto, mostra que apenas no primeiro semestre desse ano, em uma montadora da região, aconteceram 642 acidentes de trabalho.

A comissão do Conselho de Política Automotiva volta a visitar a Volkswagen/Audi nos dias 22 e 23, Renault (23 e 24), ambas instaladas em São José dos Pinhais, e a Volvo (dia 29), na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Voltar ao topo