Congresso discute o varejo e o futuro da indústria de calçados

A polêmica questão da concorrência asiática será um dos temas abordados no 11.º Congresso Brasileiro do Calçado. Para atender aos interesses de lojistas e industriais participantes, a Couromoda, organizadora do evento, dividiu a pauta de discussões em dois módulos: indústria e varejo.

No setor varejo, grandes lojistas brasileiros vão discutir como tratam, na prática, questões ligados à gestão, lucro e sucesso. Já os industriais debaterão sobre o ‘Futuro da Indústria de Calçados no Ocidente’, abordando como muitos produtores e exportadores têm apagado o fogo do dragão chinês e contornado a questão competitiva com os fabricantes orientais.

Módulo varejo

É este o módulo que abrirá o Congresso, no domingo (14 de janeiro), das 14 às 18 horas, no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi. Ele será focado em temas ligados ao dia-a-dia das lojas de calçados: controle de despesas, peso dos impostos, peso das trocas e indenizações, custo dos cartões de crédito e débito, inadimplência, os efeitos do Simples Estadual e Federal, projeção de lucro, formação de preço, mark-up, reclamações, trocas e indenizações ao consumidor.

Os temas serão apresentados por Toninho Espolador e Airton Manoel Dias, presidente e diretor da Associação Brasileira dos Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), com análise e debates de dirigentes de organizações como Casas Ajita, Azul Calçados, Renato Calçados e Esponsende/Paquetá. O evento será encerrado com palestra de Alberto Hiar (Turco Loco), empresário do setor de moda jovem, dono das marcas Cavalera e VRom.

Módulo Indústria

‘O Futuro da Indústria de Calçados do Ocidente’ será discutido na manhã de terça-feira, dia 16, das 7 às 12 horas, também no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi. As perspectivas de desenvolvimento da indústria ocidental serão analisadas por líderes da indústria de calçados do Brasil, Estados Unidos, Europa e Ásia que traçarão um panorama do mercado mundial de calçados, abordando temas como: ‘Condições competitivas para a indústria de calçados fora da Ásia’; ‘O futuro do Made in Italy’; ‘Fabricação e logística’; ‘Design’, ‘Qualidade e matéria-prima: as vantagens competitivas brasileiras’; ‘Os desafios da indústria brasileira: manter o mercado doméstico e identificar nichos para exportação’.

Entre os palestrantes estão Rossano Soldini, presidente da Micam e da Associação Italiana da Indústria de Calçados (ANCI); François Browne De Kilmaine, presidente da Federação Francesa do Calçado, da WSFO e da Midec; Manuel Dulanto, diretor da Divisão Américas da Ecco SKO; Olabe Sanchez, presidente da Bata Malásia; Márcio Utsch, diretor-presidente da São Paulo Alpargatas e Marlin Kohlrausch, presidente da Calçados Bibi.

O módulo também contará com a presença de oito debatedores, que são empresários e lideranças do setor calçadista do Brasil, Estados Unidos, Alemanha e Itália. Entre eles o presidente da Abicalçados, Elcio Jacometti; o presidente eleito da Ablac, Marconi Leonel Matias, o presidente da Federcalzature – Federação Italiana de Lojistas de Calçados; Massimo Donda; a diretora da feira GDS, Kirstin Deuteumoser; o diretor da Piccadilly, Paulo Eloi Grings; o presidente da feira americana WSA, Skip Faber; o presidente do Grupo Editorial Sinos, Mário Gusmão; e Lorenzo Raggi, diretor da revista italiana FotoShoe.

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