Confraternização deve reunir mais de dois mil doadores de sangue, em Curitiba

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) da Secretaria da Saúde vai participar neste sábado (8), juntamente com o Projeto Mais Vida, de uma grande confraternização que irá reunir mais de dois mil doadores de sangue em frente ao Hemepar. O Projeto Mais Vida é uma iniciativa dos jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia e busca sensibilizar as pessoas a doarem sangue.

De acordo com o diretor do Hemepar, Vilmar Guimarães, a equipe ganhará um reforço com a presença do ônibus de coleta para atender o maior número de pessoas. Em média, o Hemepar recebe cerca de 80 doadores nos sábados e para este final de semana estão previstas cerca de 180 doações, um aumento de 125%. O diretor destaca ainda que ninguém ficará sem atendimento. ?Estaremos recebendo os doadores durante toda a semana. Iniciativas como esta devem servir de exemplo para outras entidades?, afirmou o diretor.

A chefe da divisão de relações comunitárias do Hemepar, Nely Maria Coimbra Moura, explicou que o Hemepar precisa de aproximadamente 120 doadores por dia para atender a demanda de 40 hospitais conveniados em Curitiba e Região Metropolitana, além da Hemorede em todo o Paraná. Para manter os estoques, são realizadas cerca de 12 a 14 coletas externas por mês em empresas, escolas e outras instituições.

Segundo o coordenador do projeto no Paraná, pastor Alceu de Assis Filho, está sendo montado um cadastro de doadores e a idéia é sensibilizar as pessoas para se tornarem doadores habituais. ?Já existem mais de três mil doadores cadastrados no Projeto e a nossa meta é atingir seis mil?, afirmou. Toda a comunidade pode participar, basta se cadastrar no site www.projetomaisvida.com.br

O Hemepar fica na Travessa João Prosdócimo, 145, Alto da XV, e está aberto diariamente para pessoas interessadas em doar sangue. O doador não pode ter problemas sangüíneos, idade entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos. Também é importante dormir seis horas na noite anterior, alimentar-se normalmente evitando comidas gordurosas e não ter ingerido bebida alcóolica nas últimas 12 horas. Não ter história de hepatite depois dos 10 anos de idade e sem comportamento de risco para DST/AIDS. O homem pode doar sangue até quatro vezes ao ano, com intervalo de 60 dias; e a mulher, três doações, com intervalo de 90 dias.

Voltar ao topo