Confiança do empresário industrial cresce em janeiro

O Índice de Confiança do Empresário Industrial, medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), alcançou 59 pontos, em janeiro. Na pesquisa anterior, divulgada em outubro de 2006, o indicador estava em 55 pontos.

Segundo a pesquisa da CNI, divulgada hoje, janeiro traz normalmente um índice de confiança mais alto do empresário, porque reflete o aumento de vendas ocorrido no final do ano anterior, e também as perspectivas otimistas para o novo ano. Em janeiro de 2006, o índice estava um pouco mais baixo que o de janeiro deste ano, alcançando 57 pontos.

De acordo com a Confederação, o aumento da confiança do setor foi verificado tanto entre grandes empresários (60,8 pontos) quanto entre os pequenos e médios (58 pontos). Na comparação com a pesquisa anterior (outubro), os grandes empresários apresentaram um índice de 58,4 pontos, enquanto os pequenos e médios, 53,2 pontos.

"A melhora na confiança dos empresários deveu-se ao sentimento de que a situação dos negócios parou de piorar e à melhora das expectativas para os próximos seis meses", afirma o documento.

Voltar ao topo