Conferência em Foz do Iguaçu vai debater os rumos da saúde pública no PR

De 1º a quatro de dezembro será realizada em Foz do Iguaçu a 7ª Conferência Estadual de Saúde, promoção do Conselho Estadual de Saúde do Paraná (Ces-PR) com a Secretaria estadual da Saúde. Esta é a primeira vez que o evento ocorrerá de maneira descentralizada, indo para o interior do Estado. O tema central deste ano está focado em ?Saúde do Cidadão, Pacto de Gestão, Responsabilidade dos Três Níveis de Governo e Controle Social?.

Baseado nesses quatro temas centrais o evento discutirá os rumos da saúde pública do Estado. Ao todo, cerca de 1.500 pessoas devem participar, sendo que deste total 1.200 são delegados e 250 observadores. Segundo o secretário da Saúde, Cláudio Xavier, o evento, que é promovido de dois em dois anos, é ?um exemplo do avanço da participação social nas questões que dizem respeito à saúde no Paraná?.

Xavier também enfatizou que a Conferência de Saúde é um fórum de debate que avalia a situação da saúde no Estado, fixa diretrizes da política de saúde e define propostas para melhorar a qualidade dos serviços de saúde do Paraná.

A presidente do Conselho Estadual da Saúde, Maria Goretti Lopes, acredita que não se pode fazer um pacto se não tiver responsabilidades definidas. ?O controle social tem insistido nestas questões?, enfatiza. Ela também destacou o fato do desconhecimento da população em relação ao próprio SUS. ?O público não conhece os seus deveres e direitos. Por isso precisamos trocar idéias, conhecimentos e experiências. Já avançamos muito, mas precisamos continuar avançando?, afirma.

Outro ponto destacado pela presidente do conselho foi a importância de aperfeiçoar a rede de controle social em todo o País, não apenas no Paraná. ?Precisamos qualificar e informar os conselheiros e conselhos. Criar redes de comunicação?, diz. Segundo ela, somente assim é possível que o controle social seja firme e consciente de suas responsabilidades.

Nesta conferência não serão definidos delegados para a Conferência Nacional de Saúde, já que ela ocorre de quatro em quatro anos e as conferências estaduais, no Paraná, ocorrem de dois em dois. Apenas na próxima serão definidos os representantes do Estado no evento nacional.

Voltar ao topo