Comtur apresenta dossiê à imprensa

Foz do Iguaçu

? O Comtur (Conselho Municipal de Turismo) vai apresentar hoje o estudo sobre os problemas que impediram a viagem de cerca de 9 mil pessoas por meio do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Os problemas nos equipamentos de orientação dos pilotos começaram a ser estudados em maio deste ano. Nesse período, cerca de cem vôos que chegariam ou partiriam da cidade foram cancelados.

Esse é um dos dados que fazem parte do dossiê que será apresentado à imprensa e comunidade, às 9h, no 12.º andar do Edifício Pedro Basso (Rua Almirante Barroso). O levantamento dos prejuízos e transtornos causados nos últimos quatro meses, sem qualquer informação oficial, foi feito pelo Grupo de Integração Regional e Ações Institucionais Conjuntas do Comtur.

De acordo com o relator Faisal Saleh, foram ouvidas mais de quarenta instituições, entre empresários do setor de turismo, associações comerciais da região, Itaipu, agências de viagens e promotoras de eventos.

O dossiê pede prioridade para os problemas registrados no aeroporto de Foz, que tem uma posição estratégica nesta região na área de segurança e também para o desenvolvimento da cidade e dos municípios do Oeste do Estado. Segundo o relator do documento, apesar de diversas entidades terem cobrado, nunca houve uma informação oficial sobre o que provocou os cancelamentos dos vôos. “Também agora temos uma posição extra-oficial sobre o conserto do equipamento que teria provocado o fechamento do aeroporto em algumas situações”, disse Faisal.

O documento de quase setenta páginas tem anexos depoimentos de pessoas que passaram por constrangimento por causa do cancelamento de vôos. Também promotores de eventos e a Associação Brasileira de Hotéis (ABIH/Foz) relatam os prejuízos que tiveram por causa dos problemas no aeroporto.

O dossiê será enviado ao ministro da Defesa, Geraldo Quintão, e também ao Comando Aéreo em Brasília (DF) e Canoas (RS). Também a direção da Infraero, na capital federal, receberá o documento. Ao ministro de Esporte e Turismo, Caio de Carvalho, também será pedido apoio, já que Foz do Iguaçu é uma das principais atrações turísticas do País.

O envio desse documento a autoridades nacionais marca o início do projeto que está sendo articulado pelo Comtur, que pede novos investimentos e melhorias no aeroporto internacional. Entre elas estão a reforma das pistas e também a instalação de um finger (“dedo”) ? aquele tubo de embarque que liga o avião até o saguão do aeroporto.

Voltar ao topo