Comitiva paraguaia conhece tecnologia da Sanepar

O secretário de Obras de Assunção (Paraguai), Tomás Aníbal Zapattini, e o engenheiro da prefeitura da capital paraguaia, German Fleitas Bogarín, conheceram a tecnologia utilizada pela Sanepar no tratamento do esgoto doméstico, nesta semana. Eles vieram a Curitiba e visitaram as Estações de Tratamento de Esgoto ? ETEs ? Padilha Sul, Iguaçu e Fazenda Rio Grande, ainda em construção.

Segundo os visitantes, o Paraguai ainda não dispõe de serviço de tratamento de esgoto. ?Por enquanto, o que é coletado é despejado no Rio Paraguai, sem tratamento algum. Sabemos que isso não é o ideal e queremos mudar a situação?, explica o secretário. Ele e o engenheiro estão envolvidos na construção do primeiro Sistema de Tratamento de Esgoto do país. ?O apoio técnico da visita nos permitirá conduzir as obras com menos riscos?, disse German.

Este primeiro sistema é baseado na tecnologia do Ralf (Reator Anaeróbico de Lodo Fluidizado) e já está sendo construído no bairro de São Paulo, em Assunção. Com 11 metros de diâmetro por 6 de altura, o reator deverá atender a 10 mil pessoas em média. A construção está sendo coordenada pela prefeitura local, com apoio do Ministério do Meio Ambiente do Paraguai e da Itaipu. ?No Paraguai, o saneamento é responsabilidade federal. Mas estamos construindo este sistema pela prefeitura como um primeiro passo rumo à destinação adequada do esgoto?, explica o secretário.

A visita foi solicitada pelo prefeito de Assunção, Enrique Riera Escudero, e acompanhada pelos técnicos Haroldo Benedito Alves e Fábio Adelino da Silva. Os visitantes ainda participaram de uma reunião na Unidade de Projetos Especiais ? Uspe – da Sanepar, onde puderam obter informações para a construção de Ralfs.

Voltar ao topo